Inovação e transparência devem andar de mãos dadas

Curitiba, PR 26/3/2020 –

Em tempos de dificuldade, é preciso inovar para ter clareza nos propósitos e ações. Os processos de inovação são um dos principais fatores de sucesso de uma empresa e, para que ela aconteça de forma natural, é necessário transparência. Segundo o head de Engenharia de Produtos da Tecnobank, Isaac Ferreira, mais do que nunca, a tecnologia se confunde com produtos e serviços; permite sair do lugar-comum, melhorar a qualidade das entregas e assegura a sobrevivência das companhias.

“É por meio da inovação que uma companhia consegue encontrar saídas eficientes e com menores custos. Além disso, pode impulsionar vendas, conquistar mais espaço e ter uma visão distinta de desejos específicos de seus clientes e até dos problemas na rotina da corporação. Quando efetiva, a gestão da inovação transforma e revigora”, expõe Ferreira.

Motivos não faltam para estimular a transparência corporativa. De acordo com o head da Tecnobank, as vantagens incluem melhora no clima; maior colaboração; aumento de confiança da equipe; e fortalecimento da comunicação. “Na prática, significa que especialistas, gestores e avaliadores precisam de feedback no decorrer das iniciativas inovadoras. E de espaço, não somente físico, que permita troca assertiva de ideias”, explica. Em resumo: é essencial dar autonomia. Em vez de manter as gerências como gargalos, a proposta é permitir que as equipes discutam, cooperem e inovem.

A transparência organizacional, para Ferreira, é o desejo autêntico de informar pontos fortes e fracos, pois, segundo ele, todos devem ser trabalhados. “O propósito é adquirir a confiança do mercado, divulgando clara e oportunamente tudo que seja relevante. Seja uma instituição iniciante ou consolidada, é imprescindível cultivar a transparência, rever posicionamentos e caminhos – ou seja, se reinventar”, explica, lembrando que se uma organização não consegue obter a melhor versão de si, com inovação e ética, dificilmente poderá fazê-lo por seus públicos, internos ou externos.

Para que essa inovação aconteça, o head da Tecnobank alerta que os novos recursos tecnológicos devem ter, cada vez mais, implantação descomplicada e o mínimo impacto na rotina do cliente, principalmente em meio à revolução dos modelos de negócio. “Afinal, algo original só pode ser aplicado com êxito se tiver uma sustentação igualmente disruptiva”.

Segundo ele, a importância das novas soluções para a transparência do mercado é ainda maior diante de um futuro que precisa ser contextualizado em uma realidade volátil e imprevisível; de mudanças velozes que sofrem múltiplas influências, nem sempre controláveis. “Em um piscar de olhos, o rumo das transformações pode surpreender – e tirar o sono de quem não estiver pronto para lidar com as transições”, ressalta.

Os desafios que as empresas precisarão enfrentar, tendo como alicerce as expectativas do consumidor, por exemplo, são inúmeros. “Estar em conformidade com a legislação, a transparência, os princípios éticos e as melhores práticas de mercado é determinante para o futuro dos negócios”, conclui.

Website: https://tecnobank.com.br/

Web Site: