Inscrições em programa de apoio a jovens negros que querem entrar na universidade estão se encerrando

São Paulo, SP 28/8/2020 –

As inscrições para o Programa Já É: Educação para Equidade Racial, edital do Fundo Baobá em parceria com a Citi Foundation, braço de investimentos sociais do Citi, terminam na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 23h59. O objetivo da iniciativa é oferecer condições mais favoráveis para que jovens negros da cidade de São Paulo e região metropolitana consigam ultrapassar um dos mais estreitos gargalos que impedem a equidade racial: a dificuldade de acesso ao ensino superior.

O Programa Já É inclui, além de bolsa de estudos em cursinho preparatório para o vestibular, mentoria para enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo e para a ampliação das habilidades socioemocionais e vocacionais. Despesas de transporte e alimentação serão custeadas ao longo do programa, que deve ter duração de 12 meses, a partir de março de 2021, podendo ser estendido para 18 meses.

Serão selecionados 100 jovens, entre 17 e 25 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando, em 2021, o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que residam na cidade de São Paulo ou região metropolitana. Poderão se inscrever estudantes de ambos os sexos, diferentes identidades de gênero e orientação sexual. As inscrições poderão ser realizadas pelo site do Fundo Baobá, onde candidatos(as) podem encontrar o formulário e orientações sobre seu preenchimento.

Processo seletivo
A primeira etapa da seleção será eliminatória, com base na análise dos materiais de inscrição, e acontecerá no período de 4 a 23 de setembro de 2020. A segunda etapa de seleção será classificatória e acontecerá de 5 de outubro a 10 de novembro, com entrevista individual, realizada em ambiente virtual, conduzida por profissionais especializados. Uma terceira etapa, também classificatória, acontecerá entre 23 a 30 de novembro de 2020. Ela será realizada por um comitê de seleção composto por membros dos órgãos de governança e especialistas na área de educação. A lista final será divulgada no site do Fundo Baobá e redes sociais até o dia 10 de dezembro deste ano.

Website: https://baoba.org.br/programa-ja-e-educacao-para-equidade-racial

Web Site: