Instituto Vencer o Câncer promove evento sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pele

São Paulo, SP 3/12/2019 – A principal causa de câncer de pele é a exposição aos raios solares, que agridem a pele, causam um dano ao DNA celular, podendo desenvolver o tumor.

O tipo de tumor mais frequente no Brasil é o câncer de pele não-melanoma, correspondendo a quase 30% de todos os registros da doença. Para 2019, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer no Brasil. Desse total, 180 mil são de câncer de pele.

“A principal causa de câncer de pele é a exposição aos raios solares, que agridem a pele, causam um dano ao DNA da célula, podendo levar ao desenvolvimento de um tumor. Por isso, a melhor forma de prevenção é evitar a exposição a esses raios solares”, explica o oncologista Rafael Schmerling, do Grupo Brasileiro de Melanoma, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

Ele será um dos palestrantes do evento Dezembro Laranja, que o Instituto Vencer o Câncer realiza no dia 5 de dezembro, das 9h às 11h, no Lounge One do Shopping Iguatemi. O coordenador Nacional da Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dermatologista Elimar Gomes, também participará das palestras que vão abordar as formas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce e os principais tratamentos disponíveis para o câncer de pele.

“Quase 90% dos casos de câncer de pele existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1900 óbitos a cada ano no nosso país. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1700 óbitos anualmente”, afirma Elimar Gomes. “Sabemos a origem da doença e que é possível preveni-la, por este motivo a conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos”, conclui o médico.

No ano de 2019, além de informar a população sobre a prevenção desde a infância, a campanha #DEZEMBROLARANJA tem como objetivo principal alertar sobre os #SINAISDOCANCERDEPELE para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

Serviço:
Dezembro Laranja – Diagnóstico Precoce e Tratamento do Câncer de Pele