Inteligência Artificial e o poder de decisão na mão da equipe

Campinas – SP 23/4/2020 – Esse ganho operacional não é sentido exclusivamente pela empresa, com processos mais dinâmicos. Isso é refletido também nos profissionais da equipe.

O processo de transformação digital da empresa, com a adoção de tecnologias capazes de otimizar tarefas morosas e repetitivas, torna processos mais ágeis e focados no poder de tomada de decisão.

Conforme a senhoridade se aproxima dos profissionais, uma queixa comum entre eles é o fato de executarem muitas tarefas operacionais e menos estratégicas no trabalho. A partir daí, frustrações e sentimento de urgência para movimentações tornam-se sintomas comuns entre eles e as empresas, por sua vez, acabam não conseguindo reter esses profissionais.

O que pode salvar esse tipo de situação é o processo de transformação digital da empresa, com a adoção de tecnologias capazes de otimizar tarefas morosas e repetitivas, tornando processos ágeis e mais focados no poder de tomada de decisão dos membros do time.

“Esse ganho operacional não é sentido exclusivamente pela empresa, com processos mais acelerados e dinâmicos. Isso é refletido também nos profissionais que compõem o time. Eles são empoderados à medida que reforça o papel analítico e de decisor desse funcionário”, afirma Patricia Tavares, CEO da NeuralMind.

Um departamento de compliance, por exemplo, por essência trabalha exaustivamente com grandes volumes de documentos para verificação, comprovação e análise. Quanto mais automatizadas essas tarefas forem, menores são as equipes necessárias para compor esse time e mais analíticos e experientes devem ser esses colaboradores. “A adoção dessas tecnologias faz com que essas células da empresa se tornem mais dinâmicas, focadas no resultado, e minimizem erros e riscos”, completa Patricia.

A Neuralmind, startup sediada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, desenvolveu o Tagger, uma tecnologia focada em automatizar esses processos e que pode ser aplicada em empresas de diversos segmentos, bem como em diferentes departamentos dentro de uma mesma companhia. Atualmente, é comercializado nas versões jurídico e compliance. Do compliance ao jurídico, de empresas de saúde a seguradoras, todas possuem processos que são otimizados pela tecnologia.

Entre suas habilidades, o Tagger Compliance é capaz de fazer leitura inteligente de documentos, permitindo que dados de documentos sejam lidos, coletados, cruzados e aplicados. Por exemplo: ao dar entrada em um novo fornecedor de uma empresa, a partir do CNPJ é possível compreender esse número, verificar a situação cadastral da empresa, cruzando-o em base de dados públicas, garantir compliance e chegar a ponto de inserir automaticamente a razão social na minuta de contrato.

“Esse é um trâmite simples, entre tantos outros que podem ser otimizados a partir do Tagger, mas que já revela as horas de trabalho economizadas pelo profissional responsável por esse tipo de tarefa dentro da empresa. Imagine que ele terá apenas de receber esses insumos para decidir se partem, ou não, para assinatura de contrato”, revela a CEO.

Em tempos de trabalho remoto e equipes afastadas, a adoção de sistemas inteligentes dá também mais visibilidade dos processos e agilidade para que as tarefas continuem a ser executadas, ainda que à distância.

Com a adoção de tecnologia, o profissional, além de ter uma rotina de trabalho mais dinâmica, colhe o fruto da sua evolução profissional com o empoderamento trazido por ela. 

Website: http://www.neuralmind.ai

Web Site: