Inteligência artificial já é uma realidade: cinco vantagens de contar com essa solução

20/12/2019 –

É impossível imaginar o ambiente corporativo atualmente sem a presença dos dados. A consultoria IDC prevê que até 2025 o volume global de dados chegará a 163 zettabytes, ou seja, 1 trilhão de gigabytes. Isso é dez vezes mais que a quantidade gerada em 2016. Esse número cada vez maior leva as organizações a buscar soluções capazes de armazenar, processar e, principalmente, extrair inteligência a partir dessas informações. Dessa forma, o conceito de inteligência artificial (IA) ganha espaço no dia a dia das empresas por automatizar processos e liberar os profissionais para executarem tarefas mais estratégicas. Para entender melhor como isso se aplica na prática, confira cinco vantagens que apresenta às empresas:

1 – Armazenamento e gerenciamento de dados

Hoje as companhias têm acesso a uma infinidade de informações brutas provenientes de diferentes fontes. Para que elas entreguem valor, é essencial garantir um bom armazenamento e gerenciamento desses dados. Com esse recurso, algoritmos de IA conseguem fazer a melhor gestão, agrupando-os de forma qualitativa e facilitando a utilização futura no dia a dia corporativo.

2 – Análise de dados

Uma das principais funcionalidades da IA é a grande capacidade de analisar dados complexos que facilitam a tomada de decisão nas empresas. Sem essa tecnologia, é praticamente impossível para os profissionais extraírem inteligência das informações. Por meio dela, os usuários podem acessar os serviços de análises de dados sem precisar lidar com esferas de programação, sendo possível coletar informações relevantes para a área de business intelligence. Muitas vezes a quantidade de variáveis de um modelo impede que pessoas consigam analisar tanta coisa em tempo viável. Com Inteligência Artificial esse trabalho de análise é feito por algoritmos, permitindo que mais insights sejam encontrados em muito menos tempo.

3 – Foco na inteligência

A principal utilização da IA hoje é o recurso de machine learning, isto é, por meio da análise de probabilidades dos dados e da repetição de eventos, os equipamentos conseguem realizar tarefas sem que um profissional precise programá-los para isso. Assim, não é mais necessário ter uma equipe especializada apenas para cruzar informações e extrair insights. As próprias plataformas podem gerenciar essa questão, entregando inteligência de forma rápida e prática.

4 – Segurança

Essas soluções também contribuem para melhorar a segurança da informação. Por meio da capacidade de machine learning, os próprios equipamentos podem identificar possíveis ameaças e buscar soluções para reagir e proteger os dados da empresa. Evidentemente, essa não pode ser a única ferramenta de segurança dentro da corporação. É necessário desenvolver uma estratégia completa que integre diferentes recursos para garantir a eficiência no combate a ataques cibernéticos.

5 – Capacidade preditiva de eventos

A partir do momento em que algoritmos conseguem aprender e executar tarefas por meio da repetição de eventos e cruzamento de informações, a tecnologia de IA permite que a empresa possa desenvolver uma capacidade de análise preditiva de acontecimentos. Assim, por meio de diferentes abordagens analíticas, os usuários conseguem obter informações valiosas sobre problemas, riscos e oportunidades para o negócio, antevendo situações e tomando as medidas necessárias para crescer, cortando custos e aumentando as margens dos negócios, de acordo com Leonardo Dias CDO e cofundador da Semantix.

Website: http://semantix.com.br/