IoT e RPA: como a automação de processos está integrada com a internet das coisas

São Paulo, SP 18/3/2020 –

Em recente comunicado da gigante Microsoft foi decidido, em parceria com a Cisco, a integração de dispositivos de IoT com o sistema de nuvem da empresa, permitindo maior capacidade de implementação de dados e sistemas de segurança. Esse parecer mostra aquilo que já é sabido por uma maioria dos profissionais de tecnologia: a internet das coisas já é parte da realidade da maioria das pessoas, e soluções de tecnologia para sua otimização prometem ser um passo de grandes negócios em direção ao futuro.

Uma delas é o RPA, ou automação robótica de processos, que permite a entrada de robôs em sistemas e máquinas para realizar processos repetitivos e operacionais. Embora pareça uma definição complicada, a automação de processos é muito simples: uma tarefa operacional é estudada, assim como todos os softwares utilizados e o caminho realizado até sua conclusão. Pequenos robôs são desenvolvidos para captura e transmissão de dados, desempenhando um papel ativo na realização de pequenas, médias e grandes operações.

Apesar de uma visão geral de que a internet das coisas está ligada com a parte física da tecnologia e o RPA como uma solução específica, ambas estão intrinsecamente ligadas para soluções específicas.

 

A automação de processos e o IoT

Diversos hardwares, componentes de telefonia e até mesmo eletrodomésticos podem funcionar através de um sistema operacional. Nos últimos anos essa tem sido uma constante, uma vez que com a ascensão de novas tecnologias e novas formas de conexão, se tornou essencial que um software tenha de gerir todos esses elementos.

A automação torna-se necessária para essa gestão, uma vez que diversos processos que poderiam ser operacionais tornam-se mais simplificados, rápidos e feitos com o mais alto grau de precisão graças aos robôs desenvolvidos para estas tarefas. Por exemplo, dentro de uma empresa há um amplo setor de telecomunicações, com sistemas complexos e ativos como celulares, linhas fixas e cabos. Todos eles estão ligados através redes, que são geridas por sistemas operacionais. Esse ambiente está repleto de IoTs que consequentemente precisam administrados e, essa administração muitas vezes é operada de forma manual, principalmente no que se refere à Gestão de Contas.

 

Gestão de Contas e RPA? É possível?

Sim! Mais do que possível, um ambiente complexo, repleto de componentes interligados, principalmente de telefonia, muitas vezes peca no que diz respeito em gerir contas. Por isso, um processo de automação é necessário para reduzir custos e focar no core business da empresa.

Enquanto processos antigos como captura de dados em sites de operadoras, digitação manual de contas e integração no ERP são feitos por robôs, colaboradores podem otimizar seu tempo e capacidades estratégicas em áreas de gestão e planejamento.

Além disso, é possível ter uma visibilidade maior de processos e informações extremamente precisas, ideal para rastreabilidade e rateio de despesas por centro de custos.

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