iStockphoto anuncia os vencedores do concurso “Fotografe o Brasil”

São Paulo, SP 12/6/2013 – “Brasil! Foram mais de 30 mil imagens para redescobrimos um lugar inconfundível por sua sincera e maravilhosa diversidade”

A iStockphoto anunciou ontem (11) a ordem de premiação dos vencedores do concurso “Fotografe o Brasil”, feito em parceria com a Canon do Brasil, cujos nomes foram divulgados dia 3 de junho. A iStockphoto, subsidiária da Getty Images e fonte na web para arquivos de fotos, ilustrações, áudio e Flash® com licenças royalty-free, ofereceu um coquetel no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) para marcar a abertura da exposição e a cerimônia de premiação dos finalistas. Entre eles, destaque para os mineiros Heber Bezerra e Alisson Gontijo, que conquistaram o 1º e 3º lugar, respectivamente; e para os baianos “Tacun Lecy” (Daniel Santiago da Silva Oliveira) – que ficou com o 2º lugar – e Flávio Rebouças, que venceu na categoria “Escolha do Diretor”.

Veja a classificação geral e a premiação de cada um dos artistas:

1º) Heber Bezerra, Ouro Preto, MG – Arturos
O fotógrafo ganhou uma viagem para Nova York, com visita e orientação de portfólio com um diretor de conteúdo da Getty Images; e uma super câmera Canon EOS 5D MarkIII com objetiva EF 24-105 IS, flash Canon Speedlite 600Ex e a mochila Canon DeLuxe 200EG, além de um ingresso para o congresso PhotoImageBrazil
2º) “Tacun Lecy” (Daniel Santiago da Silva Oliveira), Salvador, BA – Quilombos
Câmera Canon EOS 7D com objetiva EF 24-105 F4 LIS USM e um ingresso para o congresso PhotoImageBrazil
3º) Alisson Gontijo, Itaúna, MG – Ginga nas Alturas
Câmera EOS Rebel T4i com objetiva 18-135 IS STM e um ingresso para o congresso PhotoImageBrazil
4º) Flávio Benedito Conceição, Londrina, PR – Olhar sobre a Cidade
5º) Irene Schmidt, Rio de Janeiro, RJ – Roda, Bahia
6º) Vitor Andrade, Presidente Prudente, SP – Sonho Brasileiro
7º) Augusto Pessoa, Campina Grande, PB – Fachadas
8º) Alexey Voltolino, São Paulo, SP – Horizontes
9º) Rafael Morroni, São Paulo, SP – Conversa Fiada
10º) Francisco Eduardo Alves Crispim, Teresina, PI – Reflexos no Trem
Os premiados do 4º ao 10º lugar foram premiados com uma mochila Canon DeLuxe 200EG.
– Categoria “Escolha do Diretor”: Flávio Rebouças, Ilhéus, BA – Se Entrose na Minha
Câmera Canon EOS 7D com objetiva 18-135 IS.

“Brasil! Foram mais de 30 mil imagens para redescobrimos um lugar inconfundível por sua sincera e maravilhosa diversidade”, comemorou o publicitário Nelson Urssi, coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda do Senac em São Paulo.

O concurso “Fotografe o Brasil” recebeu 30.234 fotos durante os dois meses de competição, enviadas por 4.287 fotógrafos, das quais dez foram selecionadas por um grupo de especialistas atuantes nos segmentos de artes, publicidade, fotografia e design. A 11ª imagem classificada foi selecionada pelo diretor de Conteúdo Criativo da iStockphoto, Brad Ralph, na categoria “Escolha do Diretor”.

Heber Bezerra, o primeiro colocado no concurso, tem 41 anos e é fotógrafo profissional. Já teve imagens selecionadas por diversas mostras e viu no concurso da iStockphoto uma oportunidade única de apresentar seu trabalho. “A foto é de uns cinco anos atrás e foi feita no início da noite, com filme ISO 400 e câmera formato 6 X 4,5. Arturos é uma comunidade em Contagem, Minas, que preserva a tradição das congadas. A casa da minha foto é um dos pontos de parada das congadas.”

O vencedor da categoria “Escolha do Diretor” está em plena formação: Flávio Rebouças, 26 anos, ainda faz o curso de Rádio e TV na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Sul da Bahia. Há quatro anos é fotógrafo e videomaker. Como o display de sua câmera está quebrado há muito tempo, ele não consegue alterar a sensibilidade nem o equilíbrio de branco: “Mas foi isso que deu um tom dourado na foto”, explicou.

O fotojornalista Augusto Pessoa, da Paraíba, 7º colocado no concurso, ainda se recupera de um acidente sofrido em dezembro passado, mas conseguiu participar da cerimônia de premiação, embora recebendo seu prêmio na cadeira de rodas.

As fotos vencedoras agora fazem parte de uma exposição que contém outras dez imagens de colaboradores brasileiros da iStock, convidados a participar graças à riqueza de seus portfólios em termos da diversidade do Brasil. A mostra permanece no MIS-SP até o dia 15 de junho (sábado) e segue depois para o evento PhotoImageBrazil e para o Senac, no mês de agosto. A iStockphoto oferecerá aos vencedores, ainda, a oportunidade de se tornarem colaboradores, utilizando sua plataforma global de comércio eletrônico para a comercialização dos portfólios deles. O convite deverá ser estendido a todos os outros fotógrafos que se destacaram no concurso.

“O concurso foi um enorme sucesso graças à participação de todos os nossos parceiros: a Canon, que contribuiu com os prêmios maravilhosos; o MIS, que abriu suas portas para a exposição e para cerimônia de premiação; o jornal Propmark, o Fotocolagem e a revista Fotografe Melhor, que ajudaram a divulgar; o apoio institucional da Abrafoto, do PhotoImageBrasil e do Senac-SP; a Giclê, que produziu toda a instalação das fotos no MIS; e finalmente os cineastas Guga Ferri e Diego Rinaldi, que produziram o magnífico vídeo sobre os finalistas do concurso”, declarou Ana Cenamo, Country Manager da iStockphoto. “Se depender de nós, os fotógrafos do Brasil poderão contar com outros concursos nos próximos anos”, finalizou.

Web Site: