João, o galo desregulado: livro e curta-metragem inspirados em uma história real

São Paulo- SP 11/7/2013 – O galo João faz parte de um projeto educativo para crianças com necessidades especiais, que inclui um galinheiro e também uma horta, na Escola Estadual Érico de Abreu Sodré, na região Sul da capital paulistana.

‘JOÃO, O GALO DESREGULADO’
Um galo que de tão feliz e cantador teve que deixar sua casa na cidade e voltar para o sítio, por conta de um vizinho “reclamão”. Poderia ser mais uma ficção, mas não é. O fato aconteceu, há alguns anos, em São Paulo e serviu de inspiração para outros vizinhos que, além de adorarem seu canto, tinham talento para transformar esta história em livro e filme. Assim nasceu “João, o Galo Desregulado”, de Camila Carrossine, publicado pela Escrita Fina.
O galo João fazia parte de um projeto educativo para crianças com necessidades especiais, que inclui um galinheiro e também uma horta, na Escola Estadual Érico de Abreu Sodré, na região Sul da capital paulistana. Adorava cantar e o vizinho, aposentado, resolveu reclamar. O João foi parar na TV, virou manchete de jornais, comoveu os alunos, professores e os vizinhos, entre eles Camila, que acompanhou esta história de perto e resolveu registrar a incrível vida do João, que mobilizou tantas pessoas e a mídia. Para protegê-lo, João foi levado para o sítio onde nasceu e vive até hoje.
Com sensibilidade, e trazendo para literatura sua experiência na animação, Camila criou uma linguagem leve, divertida e emocionante, e assina os textos e as ilustrações. Não falta humor numa história que poderia ser triste, mas não é! Afinal, fazer a diferença entre o dia e a noite não era o forte do João. Ele só queria mesmo é cantar e chamar a atenção. E conseguiu!

Sobre a autora
Camila Carrossine é paulistana, formada em Artes Visuais e pós-graduada em Direção de Arte, no Centro Universitário Belas Artes. Desde 2008 se dedica à animação e é sócia da Buba Filmes. Em 2010 começou a trabalhar com ilustração infantil. Hoje tem entre seus títulos publicados “Peixe vivo – sem a tua companhia”, “Gabriel e a Fraldinha”, O burrinho e a água” e “O menino que tinha medo de errar”.
Atualmente produz novos projetos de curtas-metragens e livros infantis. Conheça mais sobre seu trabalho no www.karaminholas.blogspot.com e sobre o Galo João acessando: www.galojoao.blogspot.com.
A história também inspirou o curta-metragem “João, o galo desregulado”, que participou da Mostra ComKids e participará da 12a. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O filme também será exibido no Festival AnimaMundi , um dos maiores festivais de animação do mundo.
O curta-metragem foi realizado através do Edital Petrobras Cultural e conta com a participação de vários talentos. Na direção do filme, junto com Camila, está o experiente diretor de animação Alê Camargo e na trilha sonora os consagrados compositores Hélio Ziskind e Ivan Rocha.
Serviço
LIVRO
Título: João, o Galo Desregulado
Editora: Escrita Fina
Autora: Camila Carrosine

FILME
Título: João, o Galo Desregulado
Produção: Buba Filmes
Patrocínio: Petrobras, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura
Direção e roteiro: Camila Carrossine e Alê Camargo
Trilha Sonora: Hélio Ziskind e Ivan Rocha
Animação: Alê Camargo, Camila Carrossine, Jonathan Bento, Diego de Paula e Fausto Silva
Pintura de Cenários: Mário Brito, Sérgio Motcha e Camila Carrossine

Website: http://www.galojoao.blogspot.com

Web Site: