Korin Agropecuária tem plano de conquistar 100 franqueados até 2016

11/6/2013 –

São Paulo, 11 de junho de 2013 – A *Korin Agropecuária, uma das maiores fabricantes de produtos orgânicos e naturais do Brasil, participa da ABF Franchising 2013 com a meta de fechar dez novos contratos na feira a fim de consolidar um plano estratégico de alcançar 100 franqueados até 2016. A empresa, que decidiu entrar para esse segmento recentemente com a finalidade de expandir os negócios no varejo e ampliar o acesso da população brasileira a produtos saudáveis e livres de agrotóxicos e promotores artificiais de crescimento, já comemora a abertura de sete lojas franqueadas: sendo que duas estão em operação na Bahia e no Rio Grande do Norte e cinco serão inauguradas ainda em 2013 – duas localizadas na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e uma em Brasília.

“Isso significa que vamos disponibilizar a maior variedade possível de alimentos naturais diretamente ao consumidor final porque estaremos ainda mais próximos dele, e dentro de um comércio justo que prioriza o bem-estar por intermédio da melhoria da saúde de nossos clientes”, diz Edson Shiguemoto, diretor comercial da Korin. Os planos da companhia são amparados pelo crescimento da demanda brasileira por alimentos que beneficiam a saúde humana e cujos métodos de produção não agridem o meio ambiente e os animais, e pela própria expansão dos negócios com franquias no País.

A alta na demanda por produtos saudáveis pode ser observada nos números da Korin: faturou R$ 60 milhões em 2012, crescimento de 170% em dois anos. Com essa estratégia de expansão, a participação do varejo no faturamento da empresa crescerá exponencialmente, passando dos atuais 0,5% para 20% em três anos, estima o diretor da Korin, que também tem uma loja própria na capital paulista, na Vila Mariana.
Já os negócios com franquias registraram faturamento de R$ 103,2 bilhões em 2012, uma elevação de 16,2%, comparativamente ao ano anterior. Alta que deve ser repetida em 2013, ficando em torno de 16%, como prevê a Associação Brasileira de Franchising (ABF), e uma taxa completamente descolada da baixa expansão do Produto Interno Bruto (PIB) esperada pelos economistas. Em número de redes, o salto foi de 19,4%, para 2.426, e o número de unidades pulou 12,3%, para 104.543 em 2012. O setor de alimentação, confirma a ABF, é o que mais gera emprego, o segundo maior em faturamento (R$ 20,5 bilhões e alta acima do franchising geral, com 17,6% em 2012) e o primeiro em número de redes – 573 em operação no País, em 2012, 19,1% a mais que no ano anterior.

Modelos de negócio
A Korin Agropecuária, que faz parte da ABF, oferece alternativas de franquias cujo investimento varia de acordo com a localização e o tamanho da loja (de 50 m² a 100 m²) e está entre R$ 256 mil e R$ 363,2 mil, incluindo taxa de franquia, montagem do ponto-de-venda e estoque inicial. “O retorno do investimento depende de diversos fatores, principalmente empenho e envolvimento pessoal do franqueado. Estimamos retorno entre 36 e 48 meses”, diz Shiguemoto, acrescentando que a Korin disponibiliza ao franqueado também serviços jurídicos, marketing, projeto arquitetônico, treinamento de pessoal, e acompanhamento na montagem da loja.
Além da marca Korin, que tem presença principalmente nos lares de consumidores das classes A e B que reconhecem os benefícios dos produtos naturais e priorizam a segurança alimentar, os franqueados também poderão oferecer aos seus clientes uma linha pré-definida pela empresa de produtos diet e light, sem glúten, sem lactose e com menor teor de sódio, entre outros que sigam o padrão de qualidade da companhia. “Os franqueados podem vender outros itens desde que tenha alguma função de saudabilidade e sejam homologados pela Korin”, afirma o executivo.

Entre os requisitos básicos para os interessados em ser um franqueado Korin, um dos mais importantes é estar alinhado com a filosofia da empresa, observa Shiguemoto. “É preciso querer ser um divulgador da cultura da alimentação saudável. Mas também é fundamental o envolvimento pessoal na administração do negócio e a disponibilidade em aprofundar seus conhecimentos acerca da operação da loja, para que todos os procedimentos e padrões sejam seguidos. Espírito empreendedor, recursos financeiros, sociabilidade e comprometimento são atributos que complementam o perfil de quem quer crescer ao nosso lado.”

Método Korin
Uma das maiores fabricantes brasileiras de alimentos livres de químicos e cultivados de acordo com as mais rígidas regras de proteção ambiental e animal, os métodos produtivos da Korin têm como fundamentos a filosofia de respeito à natureza do japonês Mokiti Okada, que em 1930 elaborou diversos trabalhos nas áreas de agricultura e medicina, entre as mais importantes, e liderou o movimento de produção orgânica no Oriente, excluindo o uso de químicos com a finalidade de preservar o meio ambiente, a saúde animal e, particularmente, a qualidade da vida humana. A Korin não utiliza agrotóxicos em sua produção porque contaminam o solo, os mananciais, os alimentos e, em consequência, os consumidores. Também não utiliza antibióticos nas criações, pois eles, além de contaminar solos e mananciais por meio da fezes dos animais e do uso de esterco provenientes desses excrementos, causam alergias nos consumidores e promovem o desenvolvimento de bactérias resistentes a medicamentos.

Com os seus números e histórico, a empresa comprova que é possível produzir em escala e com sustentabilidade. Criada em 1994, tem um vasto portfólio, onde constam arroz orgânico, café orgânico, linha de vegetais processados e congelados, mel orgânico e sopa instantânea. E é pioneira em diversas áreas. Foi uma das primeiras a lançar no mercado verduras, legumes e frutas cultivadas sem adubos químicos e agrotóxicos. Foi pioneira na criação do frango livre de antibióticos e promotores artificiais de crescimento e ainda hoje é a única a oferecer essa alternativa no mercado nacional. Também foi a primeira a produzir ovos a partir de galinhas criadas soltas, com alimentação totalmente vegetal e livre de antibióticos.

Estande da Korin na ABF FRANCHISING EXPO 2013
Data : de 12 a 15 de junho de 2013
Horário: das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Local: D51- Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco