LACNIC divulga crescimento de domínios atrelados à pandemia e dados alertam peritos

15/10/2020 –

O LACNIC – Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e Caribe – divulgou os números do crescimento dos domínios “covid” ou “coronavírus” na Internet no início da pandemia, o que chamou a atenção de especialistas. Entre o final de fevereiro e março de 2020, houve picos de mais de 5.000 registros diários de domínios “covid” ou “coronavírus”.

O LACNIC – Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e Caribe – divulgou os números do crescimento dos domínios “covid” ou “coronavírus” na internet no início da pandemia, o que chamou a atenção de especialistas.

No início de janeiro, os novos domínios caíram para 60; em fevereiro, atingiram um pico de 500 a 1.000 registros por dia, e entre o final de fevereiro e março, houve picos de mais de 5.000 registros diários de domínios “covid” ou “coronavírus”. “As palavras mais utilizadas no domínio falso foram corona, covid2019 ou covid19”, comenta Carlos Martínez Cagnazzo, Gerente da área técnica do LACNIC.

Este aumento significativo foi detectado por comunidades e grupos técnicos, com o objetivo de descobrir possíveis fraudes. “Existem grupos criminosos que possuem infraestruturas armadas para cometer delitos em situações favoráveis, onde se verifica um aumento do tráfego na internet. O objetivo dos CSIRTs (Centro de Resposta a Incidentes de Segurança Informática), juntamente com outras organizações que combatem o cibercrime, é desmantelar essa infraestrutura”, completa Martínez. O executivo ainda acrescentou que o desafio não é apenas baixar uma ligação fraudulenta, mas sim desmantelar toda a infraestrutura, pois a partir daí podem ser lançadas várias campanhas dinâmicas e paralelas.

O LACNIC recomenda que as organizações informem às vítimas de possíveis fraudes e desenvolvam programas para a notificação precoce dos usuários.

Sobre LACNIC
O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) é uma organização não governamental internacional estabelecida no Uruguai em 2002. É responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa. Contribui para o desenvolvimento da Internet através de uma política ativa de cooperação, colaborando para gerar condições para que a Internet seja um instrumento efetivo de inclusão social e desenvolvimento econômico em 33 territórios da região.

Website: http://www.lacnic.net

Web Site: