Levantamento aponta que setor de tecnologia teve aumento de 310% de vagas de emprego em 2020

São Paulo 22/1/2021 –

Estudos do setor de tecnologia apontam o aumento na oferta de vagas da área. Profissionais de Desenvolvimento de Software e Data Science são os mais procurados

Um levantamento promovido pela International Data Corporation (IDC), empresa líder de inteligência de mercado e consultoria estratégica, mostra que o setor de tecnologia destacou-se ao longo de 2020 no quesito “número de contratações”.

Dados mostram que o mercado da tecnologia está na contramão da crise de desemprego, já que apenas uma parcela correspondente a 14% do setor registrou dificuldades financeiras em setembro do ano passado. Em julho de 2020, esse número era de, aproximadamente, 48%.

De acordo com outro levantamento, este promovido pela empresa de recrutamento na área de tecnologia, GeekHunter, o número de vagas disponíveis no setor cresceu por volta de 310% em 2020.

As vagas preenchidas dobraram entre os anos de 2019 e 2020. A empresa notou, ainda, um aumento de 14,9% no número de empresas ativas na plataforma. As áreas de Desenvolvimento de Software e Data Science estão entre as mais procuradas.

Em entrevista, Tomás Ferrari, um dos fundadores da GeekHunter, explica: “diante dos grandes desafios impostos pela pandemia, houve crescimento repentino na transformação digital, e isso impulsionou ainda mais a demanda por esses profissionais. Apesar de muitas pessoas terem sido dispensadas nos inúmeros setores, a demanda de empregos para desenvolvimento de software é muito forte.”

Oferta de vagas remotas em 2021

De acordo com a GeekHunter, o número de vagas remotas disponíveis cresce a cada mês. Em fevereiro, elas respondiam por 25% do total, enquanto em novembro, já acumulavam 75% das vagas ofertadas.

Segundo a startup, o ano de 2021 promete um crescimento na oferta de vagas flexíveis, que mesclam o trabalho presencial e o home office.

Mesmo com a chegada da vacina e a retomada do trabalho no escritório, a empresa indica que o aumento das vagas híbridas pode chegar a 85%. Quanto às vagas exclusivamente remotas, especialistas da empresa apontam que o patamar mínimo deve se manter em torno dos 60%.

Ainda de acordo com Ferrari, “o trabalho remoto gerou uma grande mudança de paradigma nas empresas e permite que elas acessem um pool maior de candidatos a nível nacional. Com o aumento expressivo da demanda por profissionais na área de tecnologia, a oferta de vagas remotas passa a ser estratégica”.

Fortalecimento do setor de tecnologia

De acordo com dados divulgados pela IDC, aproximadamente 42% das empresas sediadas no Brasil têm planos de aumentar o orçamento para o setor de tecnologia em 2021. A demanda por profissionais brasileiros também está em crescimento, de acordo com pesquisas.

Apesar disso, especialistas apontam que há um déficit entre a demanda por profissionais de TI, sobretudo aqueles que têm, pelo menos, dois anos de atuação na área.

O que uma empresa deve fazer para atrair talentos?

Profissionais de Recursos Humanos têm um grande desafio no momento de atrair e reter talentos nos times. Especialistas apontam que manter uma boa comunicação com o público – ao publicar releases, por exemplo – pode ser uma boa estratégia para manter a imagem de uma empresa atrativa.

Além disso, profissionais da área apontam que um ambiente de trabalho dinâmico, uma política de benefícios atrativa e planos de carreira bem delimitados podem ser ferramentas importantes durante a contratação.

Website: http://universodenegocios.com.br/

Web Site: