Levantamento mostra que e-commerce brasileiro faturou R$ 61,9 bilhões em 2019

São Paulo 2/3/2020 –

Mais uma vez, o comércio eletrônico mostrou crescimento significativo no acumulado do ano. Em 2019, o setor apresentou faturamento de R$ 61,9 bilhões, o que representa aumento de 16,3% em relação ao acumulado de 2018. Os dados foram coletados pela Ebit, empresa responsável pela análise e mensuração de dados relativos ao e-commerce.

De acordo com os dados da Ebit, o total de pedidos de 2019 também foi acima do ano anterior, chegando aos 148,4 milhões de compras contra 122,7 milhões em 2018.

Total de vendas superou as expectativas para os profissionais do segmento

O resultado das vendas via e-commerce de 2019 superou as expectativas do 40° Relatório Webshoppers, considerado referência para o segmento e responsável por coletar e analisar dados sobre o comércio digital brasileiro. Os estudiosos por trás do relatório previam faturamento de R$ 59,8 bilhões para 2019, o que acabou ficando abaixo dos R$ 61,9 bilhões rendidos no período.

Existem, entretanto, alguns números que demandam atenção. O tíquete médio das compras via internet, que nada mais é que uma média de quanto cada cliente gasta pela internet, ficou em R$ 417, mostrando que houve queda de quase 4% em comparação aos valores de 2018, quando o tíquete de compras fechou em R$ 434.
Para a Ebit, essa pequena variação foi menos pronunciada no período compreendido entre Black Friday e Natal, quando as vendas aumentaram consideravelmente. Porém, no geral, o brasileiro desembolsou menos dinheiro em 2019 na comparação com 2018.

Black Friday já é um dos maiores eventos comerciais para vendas via mobile

Nas últimas análises da Ebit, constatou-se que há uma tendência no crescimento constante e contínuo do volume de compras realizadas pela internet, com cada vez mais vendas pelo canal mobile, ou seja, via smartphones e tablets, como já foi visto na Black Friday, quando 55% dos pedidos foram feitos via mobile.

Projeções para 2020

A Ebit estima que, para 2020, o crescimento das vendas e compras pela internet deverá se manter constante, puxado pelo surgimento de novos protagonistas, principalmente pelo setor de Bebidas e Alimentos, que está crescendo cada vez mais no meio digital, garantindo maior participação e fidelização de consumidores que estão dispostos a abandonar as compras em lojas físicas para migrar para compras online.

Para o ano de 2020, a Ebit projeta que o comércio do país consiga faturar até R$ 74 bilhões, o que refletiria em um aumento de 19,5% em comparação com 2019. Os dados mostram o quanto o e-commerce ganha cada vez mais importância para as empresas. Nesse momento, é fundamental que os varejistas integrem lojas físicas e online para um maior faturamento.

Otimização de sites ajuda a vender mais e de forma inteligente

A otimização de sites envolve uma série de processos para mapear e executar estratégias que melhorem a posição de sites ou páginas específicas, conquistando os melhores resultados nas buscas orgânicas, ou seja, em pesquisas realizadas em buscadores como o Google.

A Consultoria Digital, por meio de um conjunto de estratégias pensadas para cada caso, deixe o site nas primeiras posições de buscas, sem que seja necessariamente preciso pagar por anúncios no Google Ads, por exemplo.

Conheça o site para saber tudo o que a Consultoria Digital pode fazer por você por meio da otimização de sites.

Website: https://www.consultoriadigital.com.br/