Live nas redes sociais quer combater a fome

São Paulo 25/5/2020 –

Ampla campanha pela arrecadação de alimentos, o Projeto “Driblando a Fome”, do Instituto Brasil+Social, abre campanha nesta quarta-feira, às 18h00, na live pelo Instagram com o sanfoneiro e famoso cantor e compositor brasileiro, Targino Gondim. Objetivo é arrecadar alimentos para famílias carentes, com postos de doação instalados em igrejas, entidades sociais e comunitárias da Grande São Paulo e municípios próximos da capital. A live integra o programa semanal “Entre Craques com Gil Santos”, que entrevista todas às quartas-feiras, craques de diversos segmentos como música, saúde, cultura e esporte entre outros.

O pré-lançamento do Projeto DRIBLANDO A FOME aconteceu na live com Cafu, quando o eterno capitão da seleção brasileira declarou-se parceiro do projeto, aceitou ser o padrinho da campanha, e autorizou o uso de sua imagem e sua participação em todas as etapas.

Em dezembro passado, Cafu e ex-jogadores da seleção participaram do jogo de futebol solidário “Driblando o câncer”, no Parque São Jorge, que foi sucesso.

Targino Gondim traz energia e forró para a live desta quarta

O sanfoneiro e compositor Targino Gondim ficou famoso depois do filme “Eu, tu, eles”, é também o autor de “Esperando na janela”, que foi a música mais executada no Brasil em 2004 e lhe rendeu o Grammy Latino como a melhor música brasileira (2001). O sucesso foi gravado por mais de 40 intérpretes dentre eles Gilberto Gil. A música fala do amor por uma mulher e ficou conhecida pelo refrão: “Por isso eu vou na casa dela ai ai, falar do meu amor pra ela vai, tá me esperando na janela ai ai, não sei se vou me segurar”. A live será postada no Instagram @gilsantoscraques e sobe em seguida para o canal do YouTube, Facebook e IGTV.

“Queremos honrar a presença de nosso ilustre convidado, esse conceituado cantor, compositor e sanfoneiro, Targino Gondim, para iniciarmos nossa campanha de arrecadação de alimentos e sensibilizar a população para doar”, explica Gil Santos. Gondim já fez parceria em sua longa carreira com Elba Ramalho, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Meneses e Dominguinhos, entre outros ícones da música brasileira. Também já participou do “Rock in Rio”.

Para Gil Santos, o objetivo do Projeto “Driblando a Fome” é doar alimentos, mas também trazer ao debate e à conscientização pública, a questão da fome. Ainda que a alimentação seja reconhecida pela Constituição Federal como um direito humano, e hoje expressa em seu artigo sexto (EC 64/2010) criando para o Estado brasileiro a obrigação de respeito, proteção, promoção e provimento de alimentação adequada para população, os números de pessoas em vulnerabilidade alimentar só crescem.

Fome no Brasil

Estimativas da ONU indicam que das 108 milhões de pessoas que convivem diariamente com a fome no mundo, pelo menos 9 milhões estão no Brasil. Dentre elas, cerca de 7 milhões não têm sequer perspectiva de quando será sua próxima refeição, ao passo que as demais estão em lares em que para que alguns comam, outros deixarão de comer.

O relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (2019) indica grandes retrocessos no país. A curva de desnutrição, há muito descendente, passou a crescer. Esse crescimento é atribuído à crise econômica, mas também à redução de políticas sociais e programas de transferência de renda.

A subnutrição aumentou, assim como a prevalência de anemia em mulheres em idade reprodutiva. Os índices de conceptos nascidos abaixo do peso se manteve em 8,4%.

Com a crise econômica gerada pela pandemia, a fome deverá crescer e atingir muito mais brasileiros nos próximos meses.

Por outro lado, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura informou em seu último relatório (2019) que a América Latina e o Caribe são responsáveis por 20% de desperdício de alimentos desde a pós-colheita até o varejo. A perda dos alimentos decorre de transporte e armazenamento, bem como processamento e embalagem inadequados.

Serviço
Entre Craques com Gil Santos
@gilsantoscraques
YouTube.com/entrecraques (inscreva-se já)

Web Site: