Livro inédito no país apresenta coletânea de entrevistas com Elizabeth Bishop

16/8/2013 –

Muito reservada, Elizabeth Bishop dava poucas entrevistas. De maneira resoluta e parcimoniosa, a poeta construiu uma defesa contra a exposição; sua timidez natural a manteve fora dos refletores e serviu para chamar a atenção do público apenas para seus poemas. Muito cautelosa ao dar entrevistas, Elizabeth preferia receber os entrevistadores em lugares que lhe fossem familiares. Esses lugares, no Brasil, eram a Fazenda Samambaia, em Petrópolis, o apartamento na praia do Leme, no Rio, ou a Casa Mariana, em Ouro Preto. Em Boston, os entrevistadores eram convidados ao seu apartamento e em Nova York ela escolhia seu clube, o Cosmopolitan.

Em Conversas com Elizabeth Bishop, livro organizado por George Monteiro, que chega pela primeira vez ao público brasileiro pela Autêntica Editora no momento em que é lançado o filme “Flores raras”, de Bruno Barreto, que recria a vida da poeta ao lado de Lota de Macedo Soares no país, estão presentes algumas das mais importantes entrevistas e conversas com Elizabeth Bishop, em uma seleção de textos que permite ao leitor conhecer melhor uma das maiores poetas americanas do século XX.

A obra conta com uma cronologia da escritora e 24 reproduções de matérias veiculadas em grandes jornais e revistas norte-americanos, brasileiros e de outros países, como o New Yorker, Boston Post, London Times, New York Post, entre 1950 a 1986. Em português, estão reproduzidas as entrevistas concedidas ao Correio da Manhã, Jornal do Brasil, Revista Visão e O Globo, no período em que a escritora viveu no país.

Para Ferreira Gullar, que assina a quarta capa desta publicação, Conversas com Elizabeth Bishop oferece ao leitor um retrato fiel da poeta e uma medida da importância de Bishop para a literatura no século XX: “as entrevistas com Elizabeth Bishop, que compõem este livro, revelam-nos a pessoa especial que era ela: discreta, ciosa de suas opiniões – que exigia ver transcritas com absoluta fidelidade –, consciente, portanto, de sua responsabilidade como escritora”. E completa: “Dessas conversas ressalta também que Elizabeth Bishop tinha plena compreensão da importância da poesia, consciente do fazer poético que dominava magistralmente. Não obstante – e isso nos dá a medida da poeta que era – sabia que, na criação do poema, além da lucidez, interferem fatores incontroláveis que lhe dão a verdadeira dimensão e que se poderia chamar de espanto.”

Sobre o organizador – George Monteiro leciona estudos portugueses e brasileiros na Brown University, em Providence, Estados Unidos. Trabalhou como professor intercambista pelo Programa Fulbright em Literatura Americana no Brasil – São Paulo e Bahia –, no Equador e na Argentina, e como professor visitante na UFMG, em Belo Horizonte. É autor de vários livros e já traduziu Fernando Pessoa e Miguel Torga, dentre outros escritores portugueses, para publicações nos Estados Unidos.

Título: Conversas com Elizabeth Bishop
Organizador: George Monteiro
Organização da tradução: Rogério Bettoni (Tradutores: Amanda Guizzo Zampieri, Carolina Barcellos, Clarice Goulart, Cláudia Santarosa, Heci Regina Candiani e Rogério Bettoni)
Número de páginas: 192
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-201-8

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Web Site: