Livros impressos x Livros digitais: qual o preferido?

São Paulo, SP 21/11/2019 –

Embora os livros digitais representem menor preço, facilidade de transporte e, às vezes, mais opções de títulos na ponta dos dedos, os impressos não perderam seu espaço – muito pelo contrário. Um estudo realizado pelo Pew Research Center, com foco em informações e tendências relevantes nos Estados Unidos e restante do mundo, apenas 6% da população trocou, literalmente, a leitura impressa por aparelhos digitais que realizem esse intermédio.

O motivo, muitas vezes, é atribuído ao encantamento e romantização em torno dos livros clássicos. “Um leitor tem um ritual: ele quer sentir o cheiro dos livros, folhear as histórias, sentir o volume do que ainda precisa ser descoberto diminuir. Um livro digital não proporciona isso, além de expor o leitor a distrações”, diz Camila Eskenazi, sócia-fundadora da Gráfica Online Eskenazi.

Livros à disposição

Entre as vantagens dos livros impressos, está a possibilidade de troca e empréstimo. Segundo reportagem dirigida pelo G1, na cidade de Mogi das Cruzes, por exemplo, existe um acervo de biblioteca com mais de 45 mil títulos. Lá, todos os meses passam, ao menos, 900 leitores fervorosos. “Esse tipo de incentivo é extremamente importante. O hábito da leitura precisa ser incentivado e, nada melhor do que tantos títulos reunidos para fazer isso”, comenta Camila.

Enquanto para os leitores é tudo maravilhoso, as editoras precisam de alguns cuidados para compartilhar histórias e dar vida a personagens: qualidade da impressão. “Um livro precisa de um papel mais resistente, assim como brochuras reforçadas. É preciso levar em consideração que muitas vezes ele resistirá ao dia a dia junto de seu leitor”, comenta Camila.

A especialista reforça que, para que tudo dê certo, o melhor a ser feito é firmar parceria com uma gráfica de confiança. “Aqui na Eskenazi, utilizamos materiais de primeira e comportamos impressões em lote. Tudo isso sem contar o carinho que colocamos em todos os materiais”, finaliza.

Impressões de primeira
Com parque próprio e mais de 60 anos de tradição, a Gráfica Online Eskenazi, grande gráfica Web to Print do Brasil, oferece base para que seus clientes coloquem no papel seus planos e objetivos em tempo hábil, com frete grátis para todo o Brasil.

Entre as especialidades, estão a impressão de livros , flyers e folders institucionais, garantindo um portfólio completo para identidade gráfica, apresentações, reuniões e viagens corporativas. Saiba mais: www.lojagraficaeskenazi.com.br

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

Web Site: