Logística de mercadorias durante a temporada de Carnaval: como não prejudicar as vendas durante a data

21/2/2020 – “O planejamento logístico garante que não ocorra perdas de vendas por parte de nossos clientes”

O Carnaval é um dos mais longos e importantes feriados no Brasil, os brasileiros aproveitam a folia por quatro dias seguidos, começando no sábado que antecede o Carnaval. Em algumas regiões, como o nordeste do país, o feriado pode durar de 6 a 10 dias, dependendo da cidade. Durante esse período, muitas empresas e comércios interrompem suas atividades e os fornecedores pausam as operações. 

O setor logístico é altamente impactado. Para João Paulo Caldana, Diretor-Executivo da Dachser no Brasil, é um desafio para as empresas atender a grande demanda de pedidos do mercado. A época tende ser um pico econômico em diversos setores. Produtos e serviços têm a comercialização aumentadas – bebidas, artigos de fantasias, suprimentos, alimentos.

As empresas devem se planejar com antecedência para que não aconteça imprevistos ou falta de qualquer suprimento – sejam eles os básicos ou necessários para o período já que com a paralisação das atividades normais, muitos indivíduos aproveitam para sair da cidade de origem o que causa também um aumento de tráfego e congestionamento das estradas gerando atrasos nas entregas. “O planejamento logístico garante que não ocorra perdas de vendas por parte de nossos clientes, e a necessidade de uma boa preparação envolve não apenas o pré-carnaval, mas também durante e pós a festa”, explica Caldana.  

O gerenciamento da cadeia logística é um dos principais compromissos da Dachser. Com padrões que estabelecem a gestão dos processos logísticos: do transporte e armazenamento de mercadorias ao atendimento ao cliente, bem como em segurança e serviços. Todas as unidades de negócios da DACHSER cumprem os complexos requisitos e desafios da gestão da qualidade e cumprem padrões líder em qualidade, em datas e situações que representam grandes desafios logísticos.   

“Na Dachser, nós revisamos constantemente as etapas críticas necessárias para nossos clientes se prepararem para o Carnaval com antecedência evitando imprevistos que possam causar prejuízos”, completa o diretor.

Dicas para que as empresas não sejam negativamente impactadas durante o Carnaval:

  • Criar um estoque adequado, considerando o período completo do Carnaval.
  • Informar o despachante sobre as remessas prioritárias, já que o espaço pode ser limitado;
  • Reservar as remessas bem antes do Carnaval;
  • Guardar espaço em voos de passageiros para remessas que não podem ser atrasados. As taxas são um pouco mais altas, mas essa medida manterá sua cadeia de suprimentos funcionando.

Website: http://www.dachser.com/br

Web Site: