Loja gratuita busca resgatar autoestima de pessoas em situação de rua

28/11/2019 –

Será realizada em São Paulo, no dia 14/12, a edição de Natal da The Street Store, iniciativa internacional em que uma loja é montada a céu aberto para atender pessoas em situação de pobreza. A ideia é fazer com que essas pessoas sejam atendidas como clientes e escolham quais roupas, calçados, mochilas, bolsas e itens de higiene vão adquirir em um processo como o de compra, mas sem qualquer custo para os beneficiados.

Para alcançar o máximo de pessoas, os realizadores desta edição estão arrecadando doações de roupas (prioritariamente masculinas), meias, cuecas, calçados, sacolas e produtos de higiene pessoal. Há pontos de coleta nos bairros da República, Praça da Árvore e Vila Madalena (endereços abaixo).

Também é possível contribuir com dinheiro, via plataforma de financiamento coletivo, e como atendente voluntário no dia do evento, seja para receber os clientes ou prover serviços como cuidados de beleza e saúde. Os links para cadastro estão na página da The Street Store Edição de Natal no Facebook: https://www.facebook.com/events/521149705135369/

Mais sobre a The Street Store

A The Street Store é uma iniciativa internacional que aterrissou no Brasil em 2014 e ganha cada vez mais força. A ideia é simples: doar roupas a quem não tem. A diferença é que as peças são penduradas em cabides na rua, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e as pessoas em situação de rua têm a oportunidade de se sentir fazendo compras, sendo atendidos como clientes e escolhendo o que querem adquirir.

A ação começou em janeiro de 2014, em Cidade do Cabo, na África do Sul. Uma agência juntou cabides de papelão, um pequeno grupo de voluntários e doações de qualquer tipo: roupas, sapatos, acessórios, entre outros, que estivessem em bom estado. Resultado? Em apenas um dia de evento, cerca de 3.500 pessoas em situação de rua foram atendidas e puderam escolher o que gostariam de vestir, como se estivessem numa loja.

Vendo que aquela situação não era exclusiva da África do Sul, a organização decidiu divulgar online o material que usa para que pessoas de todas as partes do mundo pudessem ajudar. Qualquer pessoa que queira montar uma ação nos mesmos moldes pode encontrar mais informações em https://www.thestreetstore.org/.

The Street Store Edição de Natal
14/12 (sábado), das 9h às 15h
Praça Do Patriarca, Centro – São Paulo/SP

Pontos de Coleta