Luminária Germicida tira rastros de Coronavírus em ônibus, aviões, metrô e trens

São Paulo – SP 14/5/2020 – A combinação de raios UVC com potência específica é bastante eficaz na degradação de RNA∕DNA do coronavírus.

A indústria brasileira de sinalizadores e balizadores aéreos Frata, que tem seu nome ligado à segurança do espaço aéreo brasileiro, desenvolveu um equipamento para ajudar no combate ao coronavírus, mantendo mais seguros ambientes como escritórios, salas hospitalares, ônibus, aviões, trens, metrô, entre outros.

A tecnologia que usa radiação ultravioleta para exterminar vírus e bactérias em superfícies, vem sendo amplamente estudada em diversos países do mundo. Instituições renomadas como a americana Harvard Medical School, por exemplo, já confirmou publicamente a eficácia dos raios UVC no combate ao novo coronavírus. Também nos EUA, a técnica já é utilizada – em fase de testes – nos sistemas de transporte público da cidade de Nova York. A China também adotou o sistema, ônibus inteiros são desinfectados com a luz Ultravioleta C.

No Brasil, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP cedeu à Santa Casa da Misericórdia de São Carlos dois Rodos UV-C. E, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein implantou um sistema que, também, usa lâmpadas germicidas do tipo UVC para a “filtragem” do ar hospitalar.

A luminária (germicida) desenvolvida pela Indústria Frata emite raios UV-C, os quais conseguem degradar o RNA e∕ou DNA de vírus, bactérias e fungos, inclusive o RNA do vírus que causa a Covid-19, o que significa deixá-lo inócuo. Isso ocorre devido à combinação do comprimento da onda UVC e a potência específica para desinfecção e eliminação de bactérias, fungos e vírus em geral, incluindo o coronavírus.

“A população está bastante temerosa e angustiada, inclusive para entrar em ambientes como ônibus, aviões, trens, metrô ou salas em geral. Para tal, desenvolvemos a luminária com eficácia comprovada no exterior e já utilizada em hospitais pelo mundo, adaptando-o para a sua utilização no Brasil. A combinação de raios UVC com a potência adotada no produto é bastante eficaz na degradação de RNA∕DNA. Portanto, alertamos que ninguém pode ficar exposto a esses raios durante o processo de desinfecção. Caso contrário, pode sofrer sérios danos já que causa estragos em qualquer tipo de célula”, informa o engenheiro e consultor da indústria Frata, José Tardeli, que faz parte da equipe de desenvolvimento.

Essa tecnologia é muito utilizada no exterior em hospitais para desinfecção de quartos após a saída do paciente. “A nossa tecnologia pode ser usada em qualquer tipo de ambiente desde que de forma segura, incluindo o transporte público”, finaliza o engenheiro.

Tempo necessário para desinfecção de ambientes:
Distância da Lâmpada Tempo de Exposição
1 metro 5 minutos
2 metros 22 minutos
3 metros 50 minutos

Website: https://frata.com.br/

Web Site: