Mãos Dadas participa do 1º Encontro Regional da Coleta Seletiva em Orlândia

Orlândia 12/6/2013 –

Membros da Cooperativa Mãos Dadas, de Ribeirão Preto, participam, nesta quinta-feira (13/6), do 1º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária, em Orlândia. O objetivo é discutir aspectos sociais e econômicos para o desenvolvimento sustentável. O evento, idealizado pela Cooperlol (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia), também reunirá cooperados de Morro Agudo, Ituverava e Guará, além de instituições locais. A programação poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo site www.orlandiaonline.com.br.

“No 2º Fórum Regional: da Coleta Seletiva à Cidadania, realizado em 2011, foi assinado um Termo de Compromisso para a formação da Rede de Cooperativas. Hoje, essas ações já estão acontecendo entre as entidades de Orlândia, Ribeirão Preto, Morro Agudo, Ituverava e Guará. O objetivo da rede é fortalecer as ações, trocar experiências e fazer a comercialização conjunta dos resíduos. Trata-se de um grande avanço para as cooperativas”, afirma Eliana Aparecida Camolese Borges, terapeuta Comunitária e membro do Conselho Gestor da Mãos Dadas.

De acordo com Anderson Nassif, presidente da Cooperlol e representante do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), o principal foco do encontro é sensibilizar o poder público sobre a importância das cooperativas como prestadoras de serviço para os municípios. “Há mais de 50 anos, os cooperados são responsáveis por coletar e triar recicláveis. Porém, muitas vezes eles são esquecidos pelas autoridades municipais. Por isso, queremos mostrar e provar a viabilidade das parcerias entre prefeituras e cooperativas como ferramenta para geração de renda e desenvolvimento sustentável”, diz.

Evento

Realizado no Teatro Municipal de Orlândia, o 1º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária terá início às 9 horas. Os principais temas discutidos serão “Coleta Seletiva e Economia Solidária – alternativas de geração de trabalho e renda”, às 9h20, e “Coleta Seletiva e a Lei de Resíduos Sólidos – desafios e oportunidades”, às 13h40. Entre os palestrantes estão o professor da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto e doutor em Política Social pela UnB (Universidade de Brasília), Marcio Ponzilacqua, o arquiteto e mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP São Carlos, Luis Fernando Cardoso, e a vereadora de Ribeirão Preto e presidente da Comissão Especial de Estudos do Convênio Cooperativa Mãos Dadas e Prefeitura, Glaucia Berenice.

Serviço

1º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária
Data: 13 de junho (quinta-feira).
Local: Teatro Municipal de Orlândia – Praça dos Imigrantes s/n – Centro
Horário: Das 9 horas às 16h30.
Outras informações: (16) 3826- 7121 ou [email protected].

Website: http://milagredoverbo.wordpress.com/

Web Site: