Marketing digital no mercado de trabalho atual

Belo Horizonte, MG 17/3/2020 –

Em tempos de taxa de desemprego a 11,2% e atingindo cerca de 11,9 milhões de pessoas no país, os brasileiros têm buscado por inovações na hora de buscar trabalho e investindo pesado no marketing digital. 

O marketing digital tem se mostrado uma verdadeira alternativa de busca por emprego, principalmente para profissionais recém-formados ou para os que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho. Entretanto, pessoas em qualquer fase da carreira podem se beneficiar de uma boa presença online.

Profissionais têm buscado alternativas

Em busca de maior visibilidade e de valorizar seu trabalho, muitos profissionais, especialmente os autônomos, veem a criação de um site institucional como forma de divulgar seu trabalho na internet, criando uma identidade e marca e servindo como uma espécie de cartão de visitas. É uma forma de atrair novos clientes e ainda manter contatos.  

Segundo Toni Campos, dono da agência de marketing digital mineira Cia Web Sites, além de criarem sites, eles também pedem pelo trabalho de SEO, ou seja, pela otimização para mecanismos de busca, como o Google. Dessa forma, quando as pessoas procuram na internet pelos serviços desses especialistas, têm mais chances de encontrá-los logo nas primeiras posições do buscador, o que aumenta as chances de cliques. 

Um outro caminho pautado pelo marketing digital que pode abrir muitas oportunidades no mercado de trabalho são os bancos de vagas online, plataformas nas quais os profissionais podem se cadastrar e ter acesso a vagas e vice versa e pelos quais as empresas também podem visualizar diferentes currículos e perfis profissionais. 

Um exemplo é o site Seleção Engenharia, voltado para engenheiros, mas que reúne também vagas em outras áreas como arquitetura. Nele os profissionais e até mesmo estudantes cadastram seus currículos e podem visualizar e receber vagas de emprego e estágio que correspondem a suas habilidades e interesses. 

Os novas configurações do RH 

Um dos principais trabalhos das equipes de Recursos Humanos de empresas são os processos de seleção e contratação de novos funcionários, tarefa que também foi influenciada pelo marketing digital. 

Os profissionais e equipes de RH estão cada vez mais inseridos e atuantes no meio digital buscando por talentos. Isso torna a presença online muito mais importante e faz com que a ela precise ser estrategicamente pensada. 

Muitos recrutadores inclusive estão prospectando possíveis funcionários através da rede social profissional LinkedIn, que atualmente conta com mais de 300 milhões de membros pelo mundo e mais de 29 milhões de usuários no Brasil, segundo um estudo da Brazil Digital Report publicado pela McKinsey & Company. É uma estratégia de busca por talentos muito mais barata para as empresas do que financiar anúncios pagos de divulgação de vagas, por exemplo. 

Os profissionais de RH atentam que os perfis que mais chamam a atenção são aqueles com fotos, bons resumos de experiências e habilidade e o mais completo possíveis. 

Basicamente, o que as pessoas têm observado é que a internet pode ajudar no âmbito profissional também na hora de construir uma ponte entre profissionais e empresas e que o marketing digital é mais uma ferramenta para fortalecer a visibilidade dos currículos e perfis. 

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