Marketplace reúne somente produtos de lojas e marcas sustentáveis

Curitiba, PR 9/12/2019 – Se o mercado sustentável fosse um modismo, teria acabado antes mesmo de começar

O mundo muda o tempo todo. Mas, “se o mercado sustentável fosse um modismo, teria acabado antes mesmo de começar”, afirma Rafael Leonardo Carlesso, arquiteto e sócio da Souy Friendly Decor, que hoje possui 31 anos e passou a infância e a adolescência ouvindo as notícias e os seus pais falando sobre o crescente consumo de recursos naturais e sobre a degradação da qualidade de vida tanto em países desenvolvidos quanto em países emergentes. De lá para cá, apesar dos avanços no setor tecnológico e em outras áreas, houve o agravamento dessas condições, e muitas instituições e organizações foram em busca de difíceis soluções para um mundo que consome, cada vez mais, os recursos que a terra pode produzir.

Apesar desse alerta inicial, o consumidor está mais atento ao que as empresas estão realizando durante o processo de fabricação dos seus produtos. Conforme estudo da SPC Brasil (2017), 59% dos brasileiros analisam e levam em consideração se as indústrias e empresas adotam práticas adversas ao meio ambiente. Por um lado, a notícia é animadora, uma vez que mais da metade da população está preocupada com os processos produtivos. Contudo, os produtos estão chegando muito caros para o padrão de consumo do país, e isso tem sido demonstrado como um empecilho no momento do consumidor decidir entre a compra de um produto sustentável e um produto regular.

Primeiro passo: Souy Friendly Decor

Ao assumir o desafio de aproximar os consumidores a um número maior de produtos sustentáveis, e também com a necessidade pessoal do arquiteto para encontrar produtos éticos e com um preço justo para os seus projetos, Rafael se reuniu com a sua esposa e administradora de empresas, Tatiane Ransan Carlesso, para colocar em prática um negócio em formato de marketplace, com o propósito de disponibilizar, em um só endereço, todos os produtos que possuem as características e os conceitos sustentáveis no segmento de Casa e Decoração, desde a cadeia de produção, até o custo-benefício para quem produz e quem consome.

Também, com a ascensão do mercado online em âmbito local e mundial, a Souy manteve o propósito inicial de ser uma empresa exclusivamente online. Segundo afirma a Farfetch, maior marketplace de artigos de luxo online em todo o mundo, em 2014, 5,9% das vendas mundiais já aconteciam pela internet e a previsão é de que o crescimento seja contínuo até 2025, quando 25% da totalidade dos negócios ocorrerá em um ambiente online. Ou seja, um mercado em potencial para todos os setores e muito mais promissor para promover o consumo consciente do que o varejo tradicional.

Próximo passo: Souy.eco

Com o ritmo de crescimento do consumo via internet, a consolidação da marca no segmento de Casa e Decoração foi natural, e os empreendedores iniciaram a expansão para outras áreas do mercado, tais como o setor de moda, de cosméticos, de produtos para animais de estimação, entre outros. Essa expansão está prevista para ser colocada em prática em meados de 2020 e opera com recursos financeiros próprios dos sócios.

O desafio para a empresa agora se concentra no levantamento de um capital maior para ampliar o número de parceiros que atuam no mercado sustentável, uma vez que o marketing e os processos de gerenciamento de produtos de empresas diversas, demanda de mão de obra qualificada e de investimentos altos em tecnologia, além de focar na promoção dos produtos no segmento dos consumidores que procuram por produtos amigáveis ao meio ambiente e à produção como um todo, por meio de estratégias publicitárias e de ações e eventos no mercado sustentável.

Futuro

Nos próximos anos, a Souy irá internacionalizar as suas operações, com a previsão de abertura, em 2021, de uma filial administrativa nos EUA, e em 2022, na França, com o objetivo de facilitar a globalização do negócio e atrair mais parceiros e consumidores.

Website: https://www.souy.com.br/