Menos Rambo, Mais Sniper: a saga dos gestores na busca de resultados efetivos

Campinas 25/11/2019 –

O mundo corporativo vive uma profunda transformação, impondo grandes desafios aos empresários, CEOS, gestores e toda a equipe. Até recentemente, a ordem no meio dos negócios era conquistar clientes e efetivar vendas a qualquer custo, sem um grande foco. Hoje, esta estratégia deixou de fazer sentido. É preciso ter metas certeiras, planejamentos estratégicos de curto prazo e estar em constante inovação. Em poucas palavras, é preciso ser Menos Rambo, Mais Sniper, título do novo livro escrito pelo empresário André Girotto, fundador da Netprofit@, empresa de treinamento corporativo.

Girotto é autor de duas outras obras: High Performance Executive e A arte de Fazer Mais, Melhor, Mais Rápido e com Menos. Neste terceiro livro, onde fala sobre os novos desafios das empresas e como os empresários devem focar seus objetivos, ele conta com a participação especial de seis Chief Executive Officer (CEOs). Fabio Calixto (Sankhya Tecnologia), Silvia Folster (Cianet), Denis Augusto Gonçalves (Next SI), Luciano Rodrigues (Wanke S/A), Michel Medeiros (Conselheiro Consultivo da Soluti Certificação Digital), Paulo Sanford (WAP), têm um capítulo cada no novo livro. Cada um conta sua história e trajetória de vida, fala como foi a construção e os desafios na criação de cada negócio, além cases que em muito enriquecem a obra.

Em Menos Rambo, Mais Sniper, Girotto toca em uma preocupação que vem se acentuando dentro das corporações, de todos os portes, que é o desafio que as empresas terão para se manter vivas nos próximos anos. Uma pesquisa realizada pela própria Netprofit, com mais de 450 executivos de médias e grandes empresas de diferentes regiões do país, que ajuda a sustentar o livro, revelou algo muito importante e, de certa forma, até surpreendente.

“Respondendo sobre nove pontos chaves dentro do que entendemos as principais e atuais competências que compõem uma verdadeira cultura de alta performance a pesquisa demonstrou as “fragilidades” e ao mesmo tempo os desafios das empresas em conseguir o seu melhor, como empresa, gestão e times.”, conta o empresário.

Os entrevistados responderam perguntas sobre diversos tópicos do universo da gestão de times e empresa. Entre eles: alinhamento e desdobramento estratégico, tático e operacional, engajamento da equipe, disciplina na execução, utilização da potência, motivação e felicidade, inovação, autodesenvolvimento, gestão de performance e busca por resultados exponenciais.

Segundo o coordenador da pesquisa, Gustavo Rueda, Diretor da Netprofit Brasil, esse cenário é bem comum, principalmente em empresas de médio porte e familiares, que foram organizações que obtiveram resultados satisfatórios no passado, mas com o aumento gradativo da concorrência e mudanças socioeconômicas, manterem-se competitivas deixou de ser tarefa fácil.

Em menor número, contudo não muito longe, grandes empresas também possuem dificuldades principalmente sobre como engajar verdadeiramente as pessoas, criar um senso de dono, confiança entre os membros e criar propósito, o que também interfere nos resultados finais e na capacidade de inovação, promovendo uma performance aquém do potencial latente.

No livro, dividido em oito capítulos e 215 páginas, Girotto apresenta ao leitor os resultados da pesquisa e apresenta soluções para cada um dos problemas que afligem o mundo corporativo; Tudo isso, com o objetivo de despertar em cada leitor a importância de se visar uma mudança de postura comportamental, sempre em busca de resultados certeiros para o desenvolvimento e crescimento dos negócios e das equipes.

Ao longo de 15 anos acompanhando e treinando centenas de gestores e altos executivos, o empresário e autor conta ter percebido a evolução e, principalmente, os desafios enfrentados pela grande e absoluta maioria por onde passei. “Conheci pessoas extraordinárias, com muitas competências, afinco. Porém, extremamente “cansados” e até mesmo frustrados com suas vidas corporativas”.

“Nossa missão com este livro é separar aqueles que simplesmente trabalham muito daqueles que querem realmente atingir resultados exponenciais em tempo recorde e se tornarem verdadeiros HIGH PERFORMANCE naquilo que fazem”, adianta o autor, concluindo que a ideia é que os empresários, CEOS e gestores, ao final da leituras sejam “Menos John Rambo, Mais SNIPER!”.

FICHA TÉCNICA
Livro: Menos Rambo, Mais Sniper
Autor: André Girotto, fundador da Netprofit
Participações especiais: Fabio Calixto (Sankhya Tecnologia), Silvia Folster (Cianet), Denis Augusto Gonçalves (Next SI), Luciano Rodrigues (Wanke S/A), Michel Medeiros (Conselheiro Consultivo da Soluti Certificação Digital), Paulo Sanford (WAP)