Mercado de farmácia de manipulação avança e ganha mais relevância no Brasil

Curitiba, PR 6/12/2019 –

Desde janeiro de 1980, o mercado farmacêutico vem crescendo, o número de unidades em funcionamento subiu em 8,8% de 2014 até abril de 2018. O mercado conseguiu superar a crise. Dados divulgados pela Associação Nacional dos Farmacêuticos mostram que o setor contabilizou 7.545 farmácias em todo Brasil e gerou mais de 54 mil empregos diretos no país inteiro. Aliado a isso, existe uma grande cadeia de indústrias e fornecedores de insumos farmacêuticos e dermocosméticos como Galena, Biotec/Aqia e Purifarma que vem crescendo e apoiando o mercado magistral.

As empresas especializadas em medicamentos manipulados têm encontrado menor resistência, tanto para indicação de médicos, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos e esteticistas, quanto aceitação do público.

As farmácias de manipulação têm expandido as opções de produtos para ganhar espaço. Dentro de um nicho com mais de 7 mil pontos de vendas, a expectativa é que esse mercado amadureça gradativamente aliando novas tecnologias, mais produtos e venda pelo digital, possibilitando a conscientização do público em relação aos medicamentos manipulados.

O mercado farmacêutico não se mantém mais como antigamente, cada vez mais é importante que a farmácia possua fornecedores qualificados, um controle de qualidade efetivo e eficaz, controle nos processos, atendimento personalizado, presença digital, mantendo o vínculo pessoal com os pacientes.

“Hoje a maioria dos nossos pedidos vem do digital, apenas 10% de nossas vendas são feitas diretamente no balcão. As pessoas têm pressa e merecem utilizar melhor seu tempo livre. As mudanças são rápidas e nos últimos anos nossos esforços estão voltados para a transformação desse novo cenário. Em 2020 nossa previsão é um crescimento de 120% em cima do faturamento de 2019, estamos investindo constantemente para isso”, afirma Wanisa Trova, fundadora e Diretora Técnica da Quallitá – Farmácia de Manipulação, em Curitiba.

Além do preço diferenciado, as fórmulas manipuladas podem ser personalizadas com diversos ativos em um único frasco e também novas formas farmacêuticas, que vão desde cápsulas tradicionais até mesmo cápsulas veganas, a balas de goma e pirulitos, sachês, shakes, filmes orodispersíveis, cremes, loções e géis, facilitando a adesão aos tratamentos e atenção para crianças e indivíduos com necessidades especiais.

A qualidade dos produtos manipulados não é o único motivo do avanço. Muito desse crescimento se dá pelo advento da era digital, quando muitas farmácias apostam para além do atendimento presencial: o atendimento online. Farmácias estão investindo cada vez mais no chamado e-commerce. A transformação digital possibilita que negócios, antes locais, escalem sem ter de abrir novos pontos. Com a estruturação de um e-commerce e experiência online, manipular boa parte das fórmulas se tornou muito mais simples. Basta enviar uma foto da receita pelo WhatsApp, aprovar o orçamento de forma rápida e receber o medicamento em casa, com conforto e segurança. Assim, a farmácia de manipulação escala suas vendas.

Dados do Cyber Threat Intelligence (CTI) Survey , apontam que até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto. 86% dos compradores optarão por uma melhor experiência.

“Transformação digital não se trata mais de uma opção e não dá para esperar, tem que se adaptar. No mercado farmacêutico, apenas 20% da indústria se considera madura quando falamos de digital. Aqui na Quallitá estamos com mudanças em todas as esferas do negócio, desde cultura, liderança, processos, produção, vendas, marketing e principalmente experiência do cliente. É preciso repensar as ações e integrar o digital no core do modelo de negócio, sempre pensando no cliente. Essa é a minha missão”, comenta Eduardo Sampaio, Diretor de Operações da Quallitá.

“Além de pensar na individualização, respeitando o paciente e suas necessidades particulares; eficácia  e eficiência; segurança e rastreabilidade; novas formas de comercialização, a sustentabilidade é um fator extremamente importante para as farmácias continuarem a investir. Medicamentos em quantidades personalizadas garantem economia e menor volume de resíduos no meio ambiente.”, conclui Wanisa Trova.

A adaptação de uma empresa para o mundo digital, costuma incentivar mais as trocas de experiências entre diversas áreas e negócios, que além de prestar comodidade e facilidade ao cliente, podem trazer parcerias e grandes resultados a longo prazo para as farmácias de manipulação.

Website: https://www.farmaciaquallita.com.br/