Minas Gerais recebe o XII International Symposium on Vasoactive Peptides, com relevantes estudos relacionados à Cardiologia e Pressão Arterial

BELO HORIZONTE 20/11/2019 – A edição de 2019 está recheada de nomes de suma relevância. A troca de experiência será realmente incrível, com muitas novidades

Será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, na Fundação Dom Cabral, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), o XII International Symposium on Vasoactive Peptides. Direcionado para estudantes de pós-graduação, pós-doutores, experimentais e clínicos e cientistas, o simpósio visa promover momentos de debate e trocas de experiências entre convidados e o público. O sistema renina-angiotensina exerce um papel fundamental na homeostase e na regulação da pressão arterial.

Diversos eixos já foram descritos sendo o eixo que ativa a Angiotensina II associado a inúmeras doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, derrame, insuficiência cardíaca, diabetes e obesidade. Já o eixo protetor do sistema, apresenta componentes (peptídeos e enzimas) que quando ativados podem tratar inúmeras doenças e ainda auxiliar pesquisadores a compreender melhor os mecanismos de diversas patologias.
O coordenador do evento, Robson Santos – professor emérito e pesquisador do Laboratório de Hipertensão do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT Nanobiofar) – vai falar sobre os estudos recentes relacionados à descoberta do peptídeo Alamandina, coordenado por ele e que ganhou destaque no cenário científico mundial, pois atua na dilatação dos vasos sanguíneos. “Já é o 12º simpósio que promovemos. A edição de 2019 está recheada de nomes de suma relevância. A troca de experiência será realmente incrível, com muitas novidades”, acrescenta o cientista.

O XII International Symposium on Vasoactive Peptides proporcionará ainda aos jovens cientistas um espaço para expandir seus conhecimentos sobre os avanços recentes sobre o sistema renina-angiotensina, além da oportunidade de discutirem e receberem os feedbacks sobre suas pesquisas. Realizado desde 1991, o simpósio visa ainda promover interações e estreitar as redes construtivas entre estudantes, profissionais da saúde e cientistas.

Serviço:
XII International Symposium on Vasoactive Peptides
Data: de 21 a 23 de Novembro
Local: Fundação Dom Cabral, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG)
Programação completa no site: www.vasoactivepeptides2019.com

Website: http://www.vasoactivepeptides2019.com