Ministro das Comunicações diz que aluguel de postes “asfixia o mercado”

São Paulo, SP 12/6/2013 –

O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, informou aos provedores regionais de acesso reunidos em São Paulo que a presidenta Dilma Roussef determinou à Casa Civil e aos ministérios de Minas e Energia e das Comunicações, que definam uma regra para o aluguel de postes. A presidenta recebeu o estudo elaborado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT). No documento, a entidade mostra o impacto financeiro do aluguel de postes no custo da internet para o usuário, que chega a ser de 40%, dependendo da região do país.

Ele discursou na abertura oficial do 5º Encontro Nacional dos Provedores de Internet e Telecomunicações, promovido pela ABRINT até a próxima sexta-feira, no hotel Maksoud Plaza. Bernardo relatou que expôs à presidenta que o aluguel de postes é uma importante barreira no avanço da internet no país. Afirmou também que algumas empresas se recusam a disponibilizá-los ou praticam “preços abusivos”. No discurso, o ministro reforçou que a prática “asfixia o pequeno provedor e encarece o serviço”. “Não tem o que justifique”, disse.

Bernardo reafirmou a aposta do Ministério das Comunicações no sucesso do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), cuja regulamentação, em sua opinião, vai garantir um “preço civilizado para acesso à rede”, fortalecendo o ambiente competitivo no setor.

Ele também reforçou o papel da Telebras, representada pelo seu presidente Caio Bonilha na abertura do evento. “A Telebras não vai fazer venda no varejo, esta função é do provedor”, disse. Bonilha disse que a estatal “sempre apostou nos provedores”, garantindo uma rede neutra e de alcance nacional. Ele comemorou o crescimento do número de empresários no mercado. Em 2010, segundo Bonilha, o país tinha 1.500 provedores regionais de acesso. Hoje somam quase 4.000 empresários neste setor.

Além da ampliação da rede de fibra óptica no país, Bonilha disse que a estatal também investe em um satélite geoestacionário que alcance localidades remotas.

Sobre a ABRINT

A ABRINT representa provedores regionais de acesso à internet que, juntos, compõem a quarta maior empresa de telecomunicações do país, segundo levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Essas empresas são classificadas como regionais e oferecem serviços de acesso por meio de frequências de rádio e fibras ópticas. Eles têm como diferenciais a proximidade com o cliente e a convergência dos serviços

Website: http://www.abrint.com.br

Web Site: