MONITORAMENTO INTEGRADO – A NOTÍCIA AJUDANDO A POLÍCIA A SERVIR À POPULAÇÃO

São Paulo 1/3/2013 – O Monitoramento Integrado – A notícia ajudando a polícia a servir a população – completa seis meses de funcionamento diminuindo sensivelmente a demora no atendimento pericial em locais de crime e completará dois meses de sua “oficialização”

MONITORAMENTO INTEGRADO – A NOTÍCIA AJUDANDO A POLÍCIA A SERVIR À POPULAÇÃO

O Monitoramento Integrado – A notícia ajudando a polícia a servir a população – completa seis meses de funcionamento diminuindo sensivelmente a demora no atendimento pericial em locais de crime e completará dois meses de sua “oficialização”, através da Resolução SSP-05, de 07/01/2013 publicado no Diário Oficial do Estado. O trabalho surgiu para agilizar o atendimento da perícia em locais de crime. Para tanto a Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo criou, em março de 2012 o Setor de Monitoramento de Ocorrências na Capital dentro do seu Departamento de Comunicação, estabelecendo diversas parcerias para obter informações em tempo real da Polícia Militar, da São Paulo Transportes, CPTM, Metrô, entre outras, e passou a acompanhar as principais notícias pela TV, rádio e internet.

As medidas permitiram que a Polícia Técnico-Científica fosse informada sobre ocorrências de potencial prejuízo ao trânsito ou de clamor popular, como casos de corpo encontrado em via pública e outros. Assim, a Polícia Científica passou ao segundo passo: estabelecer uma parceria com a Polícia Civil na criação do Protocolo de Troca de Informações em tempo real que agilizasse a emissão da requisição legal de atendimento no local.

Como resultado o projeto apresenta a sensível queda de reportagens sobre “atraso na perícia”, “corpo no chão por tantas horas”, “trânsito parado tantas horas por falta de atendimento da perícia”, etc. Além disso, o projeto resgata o desejo de integração e colaboração entre as Polícias, o uso de inteligência da informação e a participação de vários setores da sociedade em benefício de todos.

Website: http://www.soudapaz.org/premiopoliciacidada2012/?p=515

Web Site: