Mostratec, maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, encerra no RS com saldo positivo para o ensino e a pesquisa

Novo Hamburgo, RS 28/10/2019 – Este é o propósito da feira, despertar o jovem para o estudo e deixar crescer e se desenvolver o gosto pela pesquisa

A 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia encerra hoje(24), em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, com a sensação do dever cumprido. O evento que é considerado o maior encontro do gênero na América Latina teve representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha,organizadora do evento, ultrapassou a expectativa de público que era a de receber mais de 30 mil visitantes nestes três dias de evento.

Foram três dias de encontros inusitados entre jovens de muitas nacionalidades que compartilharam projetos, pesquisas, sonhos, mas também muitos sorrisos, muitas histórias, enfim comemoram a amizade no seu melhor estilo. E o ponto central foi a educação com foco na Ciência e na Tecnologia. “Este é o propósito da feira, despertar o jovem para o estudo e deixar crescer e se desenvolver o gosto pela pesquisa, incentivar a curiosidade e deixar a semente da inovação, do querer fazer sempre mais e melhor. Se isto aconteceu aqui dentro, estamos todos satisfeitos e felizes”, diz o professor Ramon Fernando Hans, diretor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, escola realizadora da Mostratec.

E parece que aconteceu. O aluno Fábio Augusto Tomaz dos Santos, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Coxim, em Coxim, criou um equipamento que produz ozônio para o soro, que quando aplicado ao paciente com HIV, reduz os vírus e aumenta a produção das células de defesa no organismo dessa pessoa. Equipamentos semelhantes já existem no mercado mais por preços dez vezes maiores do que o idealizado por Fábio Augusto. Ele conseguiu um valor de R$400,00 por equipamento. Já aluno Elias dos Santos Pereira Júnior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campos Floriano, em Floriano, quer oferecer melhores condições de mobilidade urbana dos deficientes físicos e visuais. Ele desenvolveu um protótipo através da qual é possível fazer a solicitação de ônibus através da comunicação entre a parada e o ônibus desejado, sem a necessidade do auxílio de terceiros, proporcionando aos deficientes físicos e visuais a capacidade de utilizar o transporte coletivo de forma autônoma e segura, garantindo assim o direito dessas pessoas enquanto cidadãs.

Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 263 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 191 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.
Mais informações em www.mostratec.com.br .

Website: http://www.mostratec.com.br/