Movimento colaborativo A Corrente do Bem celebrará o Dia Mundial da Boa Ação em 64 países

São Paulo, SP 23/4/2013 – Ações de gentileza urbana

Com a proposta de disseminar uma nova cultura baseada em práticas cotidianas de generosidade, o movimento colaborativo A Corrente do Bem mobilizará, em 2013, milhares de voluntários em 64 países – pessoas que devem atuar, em especial, em 25 de abril, no Dia Mundial da Boa Ação. O Brasil, que participa pelo terceiro ano consecutivo do movimento, espera motivar mais de 1 milhão de brasileiros – marca conquistada em edições anteriores. A ideia central é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade; ou seja, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Conectar as pessoas é uma das premissas do movimento.

Em 2013, o Dia Mundial da Boa Ação será objeto de ações de gentileza urbana em 64 países – Austrália, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Inglaterra, Cingapura, México, Escócia, Irlanda, Itália, França, Fiji, Rússia, Índia, Holanda, Bélgica, Noruega, Argentina, Espanha, Turquia, Síria, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Coréia do Sul, Porto Rico, Suécia, Brasil, Costa Rica, Indonésia, El Salvador, Moçambique, Guatemala, Colômbia, Dinamarca, Georgia (Europa), Áustria, Bangladesh, Malásia, República Tcheca, Japão, Kuwait, Taiwan, Belarus (Europa), Etiópia, Sérvia, Hungria, Filipinas, Vietnã, Belise, Israel, Paquistão, Portugal, Líbia, Grécia, Sudão, Costa do Marfim, Polônia, Nigéria, Romênia, Quênia, Suiça e Jordânia – que mantêm grupos de voluntários responsáveis por disseminar o conceito.

Gentileza na prática
Segundo Lívia Hollerbach, uma das coordenadoras do movimento no Brasil, é no cotidiano das pessoas que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. “A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade, despojamento. No ano passado, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas”, detalha. Segundo a coordenadora do movimento colaborativo no Brasil, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente da gentileza. “É claro que existem atos mais complexos como mobilizar os amigos a doar tempo em prol de uma instituição; ou arrecadar brinquedos e livros para entidades assistenciais. No entanto, o que importa mesmo é a disponibilidade de tornar a generosidade algo palpável, coletivo e cotidiano”, afirma Livia.

Mais informações sobre como participar do movimento colaborativo A Corrente do Bem, acesse www.correntedobembrasil.com.br; no Facebook, https://www.facebook.com/acorrentedobem

CORRENTE DO BEM
Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação – que contou com a adesão de 250 mil pessoas em 2010 – chegou ao Brasil em 2011 com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade. Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 64 países. No Brasil, o Facebook do movimento já conta com quase 6 mil nomes.

Website: http://www.printeccomunicacao.com.br