Mudanças de comportamento do consumidor foram benéficas para o setor imobiliário

5/7/2013 –

Naquele momento de nostalgia em casa a família observa fotos antigas, os filhos riem das roupas que os pais trajavam na juventude. Até mesmo os predecessores acham graça, o tempo passa e só restam as lembranças de uma época que não volta mais.

O mundo mudou e a “graça” da roupas é apenas um indício das mudanças no comportamento do consumidor ocidental. Não é possível especificar um ano ou uma década exata para esse fato, as transformações são reflexos dos acontecimentos dos últimos 50 ou talvez 100 anos.

A mestra em administração, Marcia Valéria Paixão, no livro “A influência do consumidor nas decisões de marketing”, divide cronologicamente as mudanças no comportamento em: valores tradicionais e novos valores. Por exemplo, antigamente as pessoas se guiavam pela ética da autonegação, esqueciam aquilo que lhes causavam problemas. Atualmente, existe a ética da auto-realização.

Para o setor imobiliário esse fator psicológico é decisivo. Antigamente, a necessidade de comprar um imóvel era esquecida com mais facilidade. As pessoas “remendavam” as casas de acordo com a necessidade, construíam um quarto ali, um banheiro lá, não se preocupando tanto com a beleza e a estrutura do local. Hoje, ter uma casa grande, confortável e bonita faz parte do objetivo de vida de milhões de pessoas.

Atualmente a qualidade de vida é mais importante que o salário por si só. É preciso trabalhar para viver e não viver para trabalhar. O imóvel também está atrelado a esse conceito, pois as pessoas querem passar mais tempo fazendo o que gostam e consequentemente acabam ficando mais em casa. No estilo de vida atual o imóvel próprio ganhou importância, anteriormente as pessoas ficavam muito mais tempo no local de trabalho.

Outra mudança importante para o setor imobiliário foi o enfraquecimento da vida familiar tradicional. O indivíduo, de forma geral, tornou-se individualizado. Hoje muitas pessoas moram sozinhas, isso aumenta a demanda por imóveis.

Por fim, o papel social das mulheres mudou muito. Elas invadiram o mercado de trabalho, deixaram de ser apenas dona de casa. Isso facilitou a compra de imóveis, já que as famílias passaram a contabilizar mais de uma renda.

O mercado imobiliário é um dos negócios mais lucrativos das últimas décadas, logicamente outros fatores também foram determinantes para isso. Vale lembrar que esse artigo se propõe a traçar uma reflexão apenas do ponto de vista sociológico, comportamental.

http://www.icuritiba.com/

Web Site: