Muito mais que um vale: como o ambiente digital transformou o segmento de benefícios

21/2/2020 –

Quem busca um novo emprego sabe que uma das formas mais utilizadas pelas empresas para atrair novos talentos é a oferta de diversos benefícios, como vale-alimentação, refeição, transporte, auxílio, moradia, entre outros. A tática é simples, mas altamente eficiente por impactar diretamente na produtividade e satisfação do trabalhador em seu dia a dia. Entretanto, a evolução tecnológica também impactou esse segmento, transformando-o radicalmente. Agora, não basta simplesmente oferecer as melhores vantagens, é necessário compreender aquilo que o colaborador busca e deseja.

Os dados reforçam esse novo momento do segmento de benefícios corporativos. Enquanto estimativas do mercado indicam que mais de 95 mil empresas brasileiras oferecem vantagens aos seus empregados, uma pesquisa realizada pelo Insper aponta que nove em cada dez trabalhadores consideram os recursos não financeiros elementos motivadores para continuarem em uma companhia ou analisarem novas propostas. Isto é, mais do que o dinheiro, eles buscam uma melhor experiência a partir dos incentivos.

É uma nova realidade impulsionada pelo avanço do ambiente digital nas relações sociais e no trabalho. Hoje, a pessoa acostumou-se a ter mais flexibilidade e autonomia em diferentes processos graças aos inúmeros aplicativos e plataformas desenvolvidos justamente para facilitar a vida dos usuários. Com poucos toques na tela do smartphone, ele pode gerenciar seus rendimentos, pedir transporte, alimentação e até adquirir novos produtos e serviços. Assim, o trabalhador não busca apenas quem oferece vantagens além do salário, mas principalmente como eles podem utilizar o recurso. Em suma: deseja ter autonomia, flexibilidade e praticidade de acordo com seus próprios objetivos pessoais.

A digitalização constante também ofereceu a estrutura necessária para que as organizações pudessem oferecer essa possibilidade a seu quadro de funcionários. A entrada das startups no mercado financeiro como um todo bem como a consequente descentralização com o surgimento das fintechs e suas soluções possibilitaram a criação de um novo modelo de negócios no segmento. Em vez de dar diferentes cartões de vantagens, como vale-alimentação, refeição e transporte, é possível concentrar tudo em uma única conta digital aceita em uma ampla rede varejista.

Evidentemente, a tecnologia resolve apenas parte do problema. A adoção de soluções digitais para oferecer benefícios flexíveis deve acompanhar um planejamento estratégico consolidado que atenda às reais necessidades dos colaboradores. Não basta apenas contratar um bom fornecedor tecnológico no segmento e esperar que milagrosamente a produtividade e o nível de satisfação subam de uma hora para outra. Com regras bem definidas, o processo fica mais transparente e todos saem ganhando.

“Como a transformação digital pode ser considerada irreversível no ambiente corporativo, os negócios precisam adotar soluções e ferramentas que otimizam tarefas e proporcionam mais agilidade e eficiência no dia a dia. No caso dos benefícios dos colaboradores não é diferente. Se a organização pode oferecer vantagens de forma prática e flexível, respeitando o perfil de cada funcionário, por que continuar com uma estrutura que limita o direito de escolha do trabalhador”, questiona Raphael Machioni, sócio-fundador da Vee.

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