NEC mostra aplicações 5G no Futurecom 2019

São Paulo 28/10/2019 – Com a chegada iminente da rede 5G, teremos um mundo novo de oportunidades para inovar e tornar a sociedade mais conectada, com benefícios para todos setores

O Futurecom 2019 será a vitrine onde a NEC, líder mundial na integração de tecnologias da informação e redes, mostrará ao público as tecnologias desenhadas para ajudar as empresas e os governos a chegarem mais rápido aos benefícios da sociedade hiperconectada. No maior evento de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Brasil, que acontece de 29 a 31 de outubro, em São Paulo (SP), a empresa apresentará soluções estrategicamente aplicadas na representação de uma avenida inserida numa cidade do futuro.

O conceito proposto pela companhia reforça sua posição como orquestradora de soluções e tem como base a plataforma NEC 5G de negócios verticais para suportar as operadoras e provedoras de comunicação a abrirem caminho para a integração e fornecimento das tecnologias. “Com a chegada iminente da rede 5G, teremos um mundo novo de oportunidades para inovar e tornar a nossa sociedade muito mais conectada, com benefícios para todos os setores. A NEC, como um dos principais players do universo 5G e com larga experiência no Japão e no mundo, com aplicações voltadas para os segmentos de agricultura, saúde, construção, entre outros, está pronta para os novos desafios e para elevar as operadoras a um patamar de provedoras de serviços de alto valor aos clientes”, afirma Angelo Guerra, vice-presidente da NEC no Brasil.

A chegada da rede de quinta geração, muito esperada pelo mercado brasileiro, deve avançar no país a partir de 2020, com o leilão da frequência, e vai alavancar a aplicação de sistemas de ponta nas cidades, como os que a NEC mostrará no Futurecom:

Smart Lighting – A solução é um exemplo nítido de IoT (Internet of Things), que pode ser utilizado nas cidades para melhorar a vida dos cidadãos, uma vez que, ao mesmo tempo que ajuda a adaptar a iluminação nos postes das ruas de acordo com as necessidades de cada região, como aumentar a incidência de luz quando há trânsito de pessoas ou carros, também oferece inteligência ao sistema. Junto com o equipamento responsável pelo controle da luminosidade, a NEC aporta à proposta toda camada de segurança e conectividade, além da expertise em integração.

Reconhecimento Facial – A tecnologia de biometria digital da NEC, o NeoFace Watch, reconhecida pelo NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) como a mais rápida e precisa do mercado, por cinco anos seguidos, mostrará aplicações de segurança pública em espaços abertos para dar suporte às forças policiais e também, em outro ambiente, dará as boas-vindas aos visitantes do estande que autorizarem a captação da imagem. Por meio destas demonstrações, será possível verificar exemplos de aplicação da plataforma em situações de identificação de pessoas em ambientes externos e também internos. O mesmo sistema permite que, do outro lado do estande, o atendimento humano possa personalizar a experiência de visitação no local.
Video Analytics – Dentro da cidade do futuro proposta pela NEC, está presente a solução de Vídeo Analítico, que une Inteligência Artificial e machine learning, permitindo processar e compreender um alto volume de informação e grande quantidade de fluxos de vídeos, em tempo real ou off-line (modo investigativo). De uma forma muito mais moderna, rápida e fácil do que nos tradicionais centros de monitoramento, nos quais se encontra uma infinidade de telas transmitindo imagens captadas pelas câmeras na cidade, a plataforma da NEC fornece informações e alertas para uma variedade de ações, eventos e cenas de interesse. Graças à capacidade de aprendizado da máquina e do entendimento de contexto de vídeo, incluindo o reconhecimento de diversos padrões, a tecnologia consegue, por exemplo, monitorar e fazer gestão de tráfego urbano e rodoviário, detectar atividades suspeitas ou violentas e atos de vandalismo, além de fazer sensoriamento ambiental interno e externo, segurança predial, entre outras análises. O sistema de Video Analytics pode ser empregado em diversas verticais, tais como: Governo; transporte; infraestrutura crítica, a exemplo de mineradoras e arenas de esportes, e logística.

Datacenter in a Box – A solução de Edge Computing (computação de borda) da NEC concentra, de forma simplificada, todos os serviços de rede e, no caso da aplicação durante o Futurecom, dará suporte aos sistemas em ação no estande da empresa. Os destaques do produto são a baixa complexidade, graças ao gerenciamento com interface única, a redundância, o simples dimensionamento e a alta disponibilidade. O Datacenter in a Box pode ser fornecido pela NEC com toda a infraestrutura de energia e refrigeração para que o cliente não precise se preocupar com readequações em sua instalação. A companhia oferece essa solução no mercado com um custo inferior graças aos acordos globais que tem estabelecidos junto a parceiros e que permitem compor um produto à medida das necessidades do cliente.

Smart Health – A tecnologia de IoT é, mais uma vez, o destaque desta solução, desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Salvus. Este sistema voltado à área de saúde conta com sensores com a função de se conectar à rede para adquirir e fornecer dados que visam ajudar os profissionais da área a aumentar a qualidade de determinado serviço, a segurança e a produtividade. No Futurecom, os visitantes poderão conhecer a plataforma de gestão de oxigênio medicinal, demonstrada por sensor instalado em cilindro de O² e plataforma web, capaz de administrar, de modo centralizado, o ciclo de consumo, estoque e entrega do produto em ambiente doméstico (home care) ou hospitalar. O sistema IoT, além dessas funções, automatiza as condições de temperatura, permite digitalizar prontuários e gerar relatórios. Um aplicativo conectado à solução interliga os profissionais da empresa e faz a gestão da agenda de atendimentos, avisando no caso de alguma urgência.

Segundo Angelo Guerra a participação no Futurecom 2019 destaca, entre outros fatores, a expertise da companhia na integração de sistemas e na oferta de soluções de ponta, seja por meio de tecnologia própria ou fornecida por parceiros. As alianças da empresa também estão em evidência no evento, uma vez que a NEC compartilha o espaço do estande com seus parceiros estratégicos – Open Labs, DELL, Juniper Netowrks e A10 Networks.

Website: http://www.nec.com.br