Negócios: guia de gestão financeira é alternativa para Bike Shops

Maringá-PR 22/7/2020 –

Um pequeno guia de gestão financeira para empresários.

Para um negócio crescer de forma saudável e segura, o controle financeiro de qualidade é essencial. Sem ele, a empresa pode sofrer grandes dificuldades, que podem levar até ao seu fechamento. Independentemente do tamanho da empresa, é sempre interessante possuir uma pessoa ou equipe responsável pelas finanças.

É comum que essas obrigações fiquem centralizadas no gestor, mas vale a pena contratar ou terceirizar a parte contábil assim que possível. Afinal, colaboradores capacitados têm conhecimento específico que muitas vezes o gestor não possui.

Esses profissionais poderão fazer muito mais do que checar a saúde financeira, como calcular os impostos necessários, identificar problemas assim que eles surgirem e já partir para a resolução. Essa contratação implica um gasto, porém, é necessário analisar o custo-benefício. Além disso, ao delegar essa tarefa, o gestor terá mais tempo para
cuidar de outros pontos do negócio.

Um bom controle de caixa é muito mais do que apenas pagar as contas em dia. É ter um conhecimento extenso sobre a saúde financeira do negócio, sabendo exatamente quanto entra e sai, para que, assim, estratégias de crescimento possam ser aplicadas de forma mais segura e efetiva.

Resumidamente, esse conhecimento se traduz numa primeira análise das despesas e receitas da empresa. Independentemente do ramo, a rotina financeira é basicamente a mesma, recebendo dinheiro de clientes e gastando com tudo que é necessário para que o negócio funcione.

É importante criar uma rotina de checagem de dados financeiros para conferir como está a situação atual, se as projeções estão sendo acompanhadas e prever problemas em breve.

A partir dessa análise, é possível colocar em práticas algumas ações, como cortes de gastos, estratégias de venda para recuperar valores e ainda aprimorar o planejamento financeiro da empresa. Essa periodicidade dependerá de diversos fatores, analisando as necessidades específicas da empresa e seu porte. É recomendado que, em negócios pequenos e médios, essa checagem seja bem frequente, como diariamente ou a cada poucos dias. Dessa forma, é possível identificar problemas em sua gênese, evitando situações ainda mais complicadas no futuro.

Softwares de gestão financeira podem fazer toda a diferença na rotina de uma bike shop.

Conta Azul: uma das opções mais conhecidas do mercado, a Conta Azul é um sistema completo para gerir as finanças da empresa. Os planos são pagos e oferecem soluções desde para quem trabalha sozinho até médias empresas. Na plataforma, é possível emitir notas fiscais, receber via boleto de forma mais simples, frente de caixa online e muito mais.

Sige Lite: outra opção focada em soluções para pequenas empresas, a Sige Lite é gratuita e oferece várias funcionalidades, como controle de contas a pagar, caixa, venda via boleto bancário, emissão de nota fiscal e integração com marketplaces, como Mercado Livre e B2W (Submarino, Americanas e Shoptime), caso venda online.

Nibo: esse software conta com funcionalidades de controle de caixa, conta digital grátis, automatização de cobranças, organização de estoque e muito mais. Seus planos são pagos e com opções para diferentes necessidades.

Para mais dicas acesse Blog ClubeB2B

Website: https://www.clubeb2b.com.br

Web Site: