Nesta quarta-feira tem tributo a Pixinguinha no Iff! Bar

Campinas,SP 24/4/2013 – Nesta quarta-feira, a partir das 20h, o Iff! Bar apresentará um tributo especial ao poeta maior, Pixinguinha.

Com uma programação que faz jus à premiação de Melhor Música ao Vivo de Campinas, o Iff! traz, nesta semana, um espetáculo imperdível a Campinas. Nesta terça-feira, 23, a casa celebrou o aniversário do grande gênio da música popular brasileira, Pixinguinha – data em que se comemora também o Dia Nacional do Choro e, nesta quarta-feira, a partir das 20h, apresentará um tributo especial ao poeta maior, feito pelos músicos residentes da casa. O gênero musical, conhecido por ser o primeiro genuinamente brasileiro, teve no mestre Pixinguinha uma das maiores expressões e consagração do estilo. As entradas, para estas noites, custam R$20.

O Choro e Pixinguinha
Tido como a primeira expressão urbana na música popular brasileira, o choro nasceu no Rio de Janeiro em meados do século XIX menos como uma forma musical propriamente dita e mais como uma maneira sincopada de se tocar alguns ritmos de danças em voga à época, com mais liberdade e improvisação coletiva. Maxixes, polcas e valsas eram traduzidas ao compasso gingado do choro pelo fraseado sinuoso dos chamados “chorões”: a instrumentação poderia incluir piano, violões de seis ou sete cordas, bandolins, cavaquinhos, pandeiros, flautas, trombones, saxofones e muitos outros. Carioca como o gênero que consagrou, Pixinguinha era, além de prolífico compositor e arranjador, também exímio flautista e saxofonista. Sua originalidade foi muitas vezes considerada arrojada demais por puristas da época que achavam que composições como “Carinhoso” e “Lamentos”, hoje consideradas clássicos absolutos do choro, eram inaceitavelmente influenciadas pelo jazz.

Serviço
Iff! Bar
Av. José de Souza Campos, 425 – Cambuí – Campinas/SP
Reservas: (19) 3755-8027
Couvert artístico: R$20

Conheça
iffbar.com.br
Curta
Fan Page: Iff! Bar
Siga
@IffBar

Web Site: