Boas práticas para manipulação de alimentos previnem doenças

A qualidade dos estabelecimentos pode ser definida pela aplicação correta dos procedimentos de higienização e limpeza.

dino

São Paulo – SP, 17/10/2022 –

Existem mais de 250 tipos de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) conhecidas pela humanidade, de acordo com o Ministério da Saúde. A ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas de mal-estar, náuseas, vômito, diarreia, desconforto abdominal e, em casos mais graves, levar uma pessoa a óbito. Para a segurança de todos, o setor de alimentos é instruído a seguir um Manual de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, em respeito às normas de vigilância sanitária

As Boas Práticas são orientações essenciais para a execução de um trabalho seguro, seja em uma indústria ou estabelecimento. O manual é um documento que traz informações gerais sobre treinamento e saúde dos funcionários, descarte de resíduos, controle de pragas, procedimentos de higienização e processo de limpeza dos locais de manipulação de alimentos.

Para o CEO da fabricante de escovas para higienização Weinberger, as boas práticas são fundamentais para a manter a qualidade dos estabelecimentos e ajudar na escolha correta dos produtos destinados a cada processo. “A sujeira acumulada favorece a multiplicação de micróbios. Por isso, o manejo de alimentos em ambientes que não passaram por uma limpeza adequada é uma das formas mais comuns de contaminação”, diz Jefferson Heinz.

O especialista também diz que as orientações destacam a importância de se manter as superfícies que entram em contato direto com os alimentos em bom estado, sem rachaduras, trincas ou outros defeitos. “Essas irregularidades podem servir de espaço para o acúmulo de restos de alimentos, líquidos e sujeiras. Por isso, é preciso conhecer bem as especificidades de cada material, para a escolha das escovas que não irão danificar ou arranhar as superfícies durante a limpeza”, explica Heinz.

As recomendações também indicam que, para segurança dos processos, os locais de trabalho devem ser limpos e organizados. “A escovação é um dos procedimentos mais indicados para manutenção dos materiais e utensílios ligados ao setor de alimentos, pois possibilita uma limpeza profunda e minuciosa dos itens utilizados. Atualmente o mercado conta com uma variedade de produtos com características específicas para atender as necessidades de compatibilidade e resistência exigidas por diferentes situações”, pondera o CEO da Weinberger.

As boas práticas para manipulação de alimentos também orientam as atividades de limpeza sempre que preciso e ao término de cada trabalho. A segurança dos ambientes ainda envolve a atenção ao bom estado dos pisos, tetos e paredes, para que os mesmos estejam livres de trincas, infiltrações, descascados e mofo.

Website: https://www.weinberger.com.br/