NL Diagnóstica traz para o Brasil teste que detecta anticorpos neutralizantes do vírus da covid-19

16/12/2020 –

Aprovada pela Anvisa, empresa especializada em soluções diagnósticas é a primeira a oferecer uma tecnologia capaz de identificar anticorpos que protegem contra novas infecções, chamados Neutralizantes

Desenvolvido por meio da tecnologia C-Pass, o teste é capaz de identificar se o paciente está imunizado em caso de novo contágio ou não. Até agora, a sorologia tradicional, mesmo identificando anticorpos relacionados às proteínas do vírus SARS-CoV-2, não responde a uma das principais perguntas das pessoas que já adquiriram anticorpos, seja por contaminação prévia ou por vacina: “Há riscos de nova infecção?”. Por meio do kit C-Pass™ SARS-CoV-2 Neutralization Antibody, cujo lançamento nacional está sob o comando da NL Diagnóstica, a resposta já pode ser encontrada.

Além de pioneira na oferta do teste que detecta anticorpos neutralizantes, a NL Diagnóstica foi uma das primeiras empresas no país a oferecer testes rápidos a clínicas, laboratórios e hospitais, assim que a pandemia chegou ao país, no fim de março. A expectativa de crescimento de receita, segundo a diretoria comercial da companhia, é de 85% em 2020, se comparada com a de 2019.

A NL Diagnóstica, há mais de 35 anos no mercado diagnóstico, é a primeira empresa do setor a trazer para o Brasil a tecnologia C-Pass, capaz de identificar anticorpos neutralizantes (NAbs), que dão imunidade ao paciente e o protegem contra novas infecções.

Especificamente sobre esse aspecto, a sorologia tradicional não é capaz de responder a uma das principais perguntas de pessoas que já foram contaminadas: “Há possibilidade de reinfecção?”.

Pioneira no lançamento de testes rápidos no país, assim que a pandemia teve início em meados de março de 2020, a NL Diagnóstica também é a primeira a oferecer o kit cPass™ SARS-CoV-2 Neutralization Antibody, que identifica exclusivamente os anticorpos responsáveis por impedir a entrada do vírus na célula humana, no caso de um novo contágio.

A tecnologia C-Pass já foi aprovada pela FDA – agência sanitária dos Estados Unidos – e, hoje, recebeu o aval da Anvisa para a comercialização no Brasil. O investimento total para o desenvolvimento do teste foi de aproximadamente R$ 12 milhões. O teste desenvolvido simula em laboratório o processo de infecção celular, testando se os anticorpos do paciente impedem ou não a infecção do vírus na célula humana. Se presentes na amostra de sangue do paciente, os anticorpos Neutralizantes bloquearão (neutralizarão) essa simulação de infecção celular. Já se os Anticorpos Neutralizantes forem fracos ou não estiverem presentes, não haverá o bloqueio (neutralização), e a invasão celular ocorrerá, simulando o início do processo infeccioso.

Exames de anticorpos Neutralizantes são conhecidos no meio científico e acadêmico, mas sempre foram inviáveis para utilização no diagnóstico por não serem escaláveis e demandarem alta complexidade de biossegurança laboratorial pois utilizam vírus vivo para testar a neutralização. A tecnologia desenvolvida pela empresa mimetiza exatamente esse processo, porém em vez de usar vírus vivo, consegue isolar proteínas recombinantes altamente purificadas responsáveis pela infecção e demonstrou resultados 98% similares ao teste de Anticorpos Neutralizantes feito com vírus vivo. A tecnologia desenvolvida permite escala de produção, baixo custo e será acessível a qualquer ambiente laboratorial normal.

Com a nova tecnologia, o resultado é dado em um percentual de imunidade (de 0 a 100%, correspondente à quantidade de Anticorpos Neutralizantes presentes na amostra). O procedimento todo dura 60 minutos.

Segundo um dos sócios e diretor Comercial da empresa, Fábio Moruzzi, o objetivo da NL Diagnóstica é estar sempre atenta às soluções que vão ao encontro dos principais anseios e questionamentos de pacientes, com respostas em tempo ágil e resultados seguros. “O propósito é justamente viabilizar o acesso das pessoas a esses recursos avançados, essenciais não só durante o período de pandemia que se está atravessando, mas em qualquer situação que exija um constante acompanhamento.”

Desde que o vírus chegou ao Brasil, a companhia já comercializou cerca de 2 milhões de testes rápidos e, com o lançamento do kit C-Pass, espera crescer em aproximadamente 85% no faturamento.