Educar para a paz ? Em tempos de injustiças e violência

São Paulo, SP--( DINO - 01 fev, 2017) - Sob a perspectiva do profeta Isaías: "A paz é fruto da justiça" (Is 32,17), a obra organizada por José Oscar Beozzo e Cecília Bernardete Franco apresenta iniciativas e experiências de pessoas e organizações voltadas para denúncias e superação das injustiças e tem como objetivo contribuir na promoção de uma cultura de paz e empoderamento dos pequenos e fracos.

Data: 01/02/2017

Injustiça, desemprego e outros fatores relacionados a todo tipo de violência contribuem para um clima de medo e pânico estagnado na realidade de muitas famílias, que vivem dentro e fora do Brasil. As diferentes experiências organizadas nesta obra, sempre ao encontro das narrativas do profeta Isaías, alentam para reafirmar que muitas coisas podem e devem ser empreendidas. Os textos estão divididos em três seções.

A primeira, "Mapeando a realidade: as muitas violências e suas raízes", observa quatro eixos que permitem entender as faces estruturais da violência. No campo internacional, o diplomata Paulo Sérgio Pinheiros abordará as tratativas de paz e conflito internacionais. No segundo eixo, a pesquisadora Magali Cunha fala sobre o papel da mídia na cobertura e difusão da violência. Pe. Júlio Lancelotti, à frente do Vicariato do Povo da Rua na cidade de São Paulo, preparou um breve, mas denso capítulo sobre a "Violência que sofre a população em situação de rua". E no quarto eixo, Thiago Valentin, da Comissão Pastoral da Terra, introduzirá a tradicional violência no campo.

Na segunda seção, "Bíblia e teologia ? O império promotor de violência", a pastora batista Odja Barros discorre sobre o último livro do Novo Testamento, escrito por João evangelista e seus discípulos no calor das perseguições do Império Romano às primeiras comunidades. A terceira e última seção, "Pastoral ? Caminhos para superar a violência e educar para a paz", traz nove diferentes experiências com o objetivo de apresentar casos específicos de violência e de como foi possível enfrentá-las e superá-las.

Ficha Técnica

Título: Educar para a paz ? Em tempos de injustiças e violência

Organizadores: Pe. José Oscar Beozzo e Cecília Bernardete Franco

Acabamento: Brochura

Coleção: Teologia Popular

Formato: 13,5 cm x 21 cm

Páginas: 262

Área de interesse: Pastoral, teologia e liturgia

ISBN: 9788534944656

Website:

https://www.paulus.com.br/portal/