Desbancarização traz oportunidades ao varejo no Brasil

Uma pesquisa já havia revelado que mais de um terço da população brasileira é desbancarizada

Local: São Paulo, SP

Data: 19/09/2017

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas, ou seja, aproximadamente um terço da população adulta mundial, não possui conta em banco. No último estudo realizado pelo IBGE, havia em torno de 60 milhões de brasileiros desbancarizados, todos acima dos 18 anos de idade. Esse número representa quase metade da população economicamente ativa, estimada em 110 milhões de pessoas.

A desbancarização é um termo que vem ganhando espaço e exige do varejo uma nova postura para acompanhar esse movimento. Sem conta em bancos, o consumidor não necessariamente está fora da economia formal. Ele consome produtos financeiros, geralmente dissociados diretamente dos bancos.

Uma pesquisa já havia revelado que mais de um terço da população brasileira não possui conta em banco e que, apesar disso, movimenta 665 bilhões de reais ao ano, mais do que o PIB de países como Chile e Cingapura.

De acordo com Glauco Soares Filho, gerente de novos negócios da MarketPay by Conductor, com a dificuldade no momento de crise e pós crise, o consumidor perdeu poder de compra com os bancos.

“Neste cenário, a população está se desbancarizando e o varejo se tornou não só protagonista como também uma porta de entrada para que o consumidor possa ter crédito novamente. Isso é possível por meio do Private Label (PL), também conhecido como cartão de loja”, explica o executivo. Este tipo de produto pode ser administrado pela própria loja e por sistemas de meios de pagamento, mas não está vinculado a conta bancária.

Segundo dados do Data Popular, a população de desbancarizados está presente em todas as camadas econômicas: 48% pertencem à classe média, 11% à classe alta e 37% à classe baixa.

Solução para grupo de consumidores cresce 40% ao ano

Como alternativa de crédito para o consumidor final e de fidelização do cliente para o varejista, a Conductor, empresa líder em meios de pagamento digital, oferece a MarketPay by Conductor, uma plataforma que opera mensalmente 1 milhão de cartões Private Label. A solução permite o controle e a gestão das atividades de crédito pela própria empresa, gerando o aumento do volume de vendas, maior rentabilização com a oferta direta de produtos financeiros, além de maior robustez à operação. Tudo isso em ambiente seguro, com DNA 100% digital e plataforma Mobile.

De acordo com Edrei Costa, diretor da MarketPay by Conductor, houve crescimento da procura pela ferramenta. “Nos últimos 12 meses, a base de cartões processados pela MarketPay cresceu 70%, e a projeção é manter um crescimento anual de mais de 40%, até 2020”.

A tendência é que esse mercado cresça exponencialmente. “Há novidades para este segmento que atraem os empresários do setor e fidelizam a base de clientes como qualquer cartão tradicional”, reforça Edrei.

Segundo Pedro Albuquerque, consultor de novos negócios da MarketPay by Conductor, a estrutura em nuvem não é o futuro, mas o presente. “A MarketPay é a primeira plataforma no Brasil 100% na nuvem, desde o desenvolvimento, até a autorização das transações e produção. Temos a segurança de ter um sistema que está na Amazon, em cloud onde estão outras empresas de diversos serviços do mundo”, elucida.

O principal ganho do consumidor ao usar um cartão Private Label em detrimento de um cartão bandeirado tradicional é o aumento do poder de compra. “Além disso, o usuário tem acesso a produtos exclusivos de forma antecipada e desconto”, acrescenta Glauco.

Para o varejista a vantagem é conseguir com cobrança simplificada e pouca burocracia, se comparada aos cartões de crédito convencionais, além de ter uma relação direta com o cliente, unindo todos os elos do negócio e de experiência do usuário.

Além da solução desenvolvida como o cliente espera, é possível desenvolver outras ações de venda, fidelização, programas de recompensas e outras funcionalidades associadas a tradição de uma rede de varejo de qualquer segmento.

Um dos principais diferenciais da plataforma é que o emissor não tem apenas acesso ao processamento do cartão. “Além do processamento, nós oferecemos um ecossistema, isto é, diversas outras soluções que agregam valor ao varejo e que são fundamentais para melhor aproveitamento do cartão PL”, explica Pedro.

ABRAS

A unidade de negócios da Conductor marcou presença na Convenção ABRAS, conhecida como maior evento de líderes supermercadistas do Brasil, pelo 2º ano consecutivo. Nesta edição, o foco da empresa foi orientado para fortalecimento da marca e relacionamento com clientes, inclusive os que estão entre o ranking top 20 da ABRAS. Dessa maneira, a companhia também se atualiza de novos conteúdos de mercado.

“Como o segmento mais atuante dentro da MarketPay é o varejo, é muito importante estar presente no evento. É o público que representa, hoje, 60 a 70% do volume de clientes da plataforma. Nós proporcionamos, ao varejo, uma experiência de compra diferente, produtiva e inovadora para o cliente dele”, conclui Edrei.

Sobre a Conductor

A Conductor é uma empresa líder em tecnologia de meios de pagamento. As plataformas e produtos Conductor são reconhecidos no mercado, com mais de 41 milhões de cartões cadastrados. Suas soluções permitem uma experiência de compra que envolve serviços únicos integrando o consumidor com funcionalidades no ambiente digital com soluções de processamento, digital media, loyalty, cobrança, crédito, embossing e analytics.

Hoje a Conductor atende grandes clientes de diversos segmentos, tem certificação PCI-DSS homologada para processar cartões Elo, Mastercard, Visa, Good Card e Cabal, além da opção de saque na rede 24h da Tecban. Com 20 anos de mercado, segurança e confiabilidade são palavras-chave nas suas intermediações e operações. A empresa possui duas filiadas e conta com pouco mais de 350 colaboradores.

Contato para imprensa

C4 Comunicação - Grupo Flatbox