Iniciativa apresenta soluções para conservação da Baía da Ilha Grande

Uma das regiões mais belas e turísticas do país, a Baía da Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, já está sendo beneficiada pela Iniciativa BIG 2050, que apresentará os resultados de seu primeiro ciclo em evento no Museu do Amanhã, no dia 19/09.

Local: Rio de Janeiro / RJ

Data: 13/09/2017

Com o intuito de promover a conservação ambiental da Baía da Ilha Grande e garantir o desenvolvimento sustentável do ecossistema marinho e terrestre local, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Fundação CERTI desenvolvem desde agosto de 2016 a Iniciativa BIG 2050. Baseada em um sistema de monitoramento ambiental (Radar BIG) e um programa pioneiro de aceleração de ideias, projetos e empreendimentos de impacto (Desafio BIG) com foco em solucionar problemas de uma das regiões mais belas e turísticas do país, a Iniciativa BIG 2050 apresentará no próximo dia 19/09, em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, os resultados de seu primeiro ciclo, em cerimônia que também marcará o lançamento oficial da Iniciativa.

A proposta do Desafio BIG é incentivar projetos de empreendedores na região da Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, que possam contribuir de forma substancial para a preservação do ambiente e, ao mesmo tempo, influenciar a economia do local. Ao longo dos últimos quatro meses, os idealizadores das soluções receberam capacitação em diversas frentes e consultorias de especialistas para o aperfeiçoamento de suas ideias, projetos e empreendimentos. Ao final, foram selecionadas 13 propostas — entre 160 inscritas — que irão receber até R$ 50 mil cada (a depender da categoria) para implementação e execução, além de mentoria de especialistas e acesso à rede de parceiros. A partir de agora, os empreendedores terão acompanhamento e aporte financeiro para que as ideias saiam do papel e façam a diferença no ecossistema da região.

Entre as propostas escolhidas e que receberão aporte, destacam-se ações que influenciam a região em diversas esferas de atuação. Uma delas pretende solucionar o problema da poluição das águas pelos hidrocarbonetos, por meio do desenvolvimento e comercialização de um equipamento para separar o óleo presente nas águas de porão das embarcações.

O turismo, uma das principais atividades econômicas da região, também será contemplado com a criação de um negócio de valor compartilhado para promover vivências na Baía da Ilha Grande relacionadas ao ambiente marinho. Será estruturado e implementado um modelo de visitação que tenha como base roteiros ecoturísticos e serviços de apoio realizados dentro das normas sustentáveis e das boas práticas ambientais.

Outra atividade fundamental para a economia local, a maricultura é abordada em um projeto que tem como objetivo desenvolver um modelo de gestão socioeconômica da atividade, orientar os maricultores quanto às práticas de manejo e levantar dados para subsidiar a análise de possíveis impactos ambientais negativos. Além disso, o empreendimento oferecerá uma assistência técnica periódica aos produtores com o intuito de estimulá-los a adotar as melhores técnicas de manejo, o controle da produção e a gestão financeira do negócio.

Sobre a Iniciativa BIG 2050

A Iniciativa BIG 2050 é um mecanismo de incentivo voltado à gestão integrada de ecossistemas. A partir do monitoramento da saúde ambiental da Baía da Ilha Grande, identifica sensibilidades e lança desafios para que a sociedade apresente soluções criativas que promovam sua conservação. A Iniciativa é desenvolvida em parceria entre a FAO, o Inea e a Fundação CERTI, e financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente.



Website: http://www.big2050.org/

Website: http://www.big2050.org/