Hodes Weill & Associates e Universidade de Cornell identificam que o objetivo médio da alocação de investidores institucionais globais para o segmento imobiliário excede 10%

- Embora as alocações continuem a aumentar, o desempenho médio dos investimentos dos portfólios imobiliários está desacelerando -- As instituições localizadas na região da Ásia-Pacífico obtiveram o maior retorno anual médio em 2016 em 9,3%, seguido pelas Américas em 8,7% -

Local: NOVA IORQUE

Data: 12/10/2017

A classe de ativos imobiliários continua a experimentar um crescimento nas alocações de capital institucional. Na verdade, 2017 representa um marco importante neste sentido, de acordo com a Hodes Weill & Associates e o quinto Monitor anual institucional de alocação de bens imóveis da Universidade de Cornell. A pesquisa deste ano revelou que, pela primeira vez, a alocação da meta média dos investidores institucionais globais ao setor imobiliário ultrapassou o limiar de 10%.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: http://www.businesswire.com/news/home/20171012005549/pt/

Para fazer o download do relatório completo que foi publicado hoje, acesse: www.hodesweill.com/research.

O Monitor de Alocações mostra que a alocação de imóveis de médio prazo aumentou para 10,1% em 2017, acima de 9,9% em 2016 e 8,9% em 2013 - o ano em que a pesquisa foi realizada pela primeira vez. Nos últimos cinco anos, os portfólios institucionais aumentaram sua exposição ao setor imobiliário de 8,5% para 9,1% investidos. Isso implica que os portfólios de imóveis aumentaram em aproximadamente US$ 0,5 trilhão no valor total, através de uma combinação de valorização de capital e novos investimentos.

Douglas Weill, sócio gerente da Hodes Weill & Associates, disse, “O setor imobiliário provou com o tempo ser um importante diversificador de portfólio, produtor de renda estável e hedge contra a inflação, e é por isso que não é nenhuma surpresa que esta classe estratégica de ativos excede agora excede uma alocação de alvo de 10% nos portfólios institucionais globais.”

Apesar do setor imobiliário ter experimentado um constante aumento nas alocações de metas, o relatório revela que o ritmo das alocações de metas está sendo moderado. Aproximadamente 22% dos investidores institucionais pesquisados indicaram que esperam aumentar suas alocações de metas nos próximos 12 meses, comparado a 30% em 2016. Além disso, o ritmo de aumento das alocações de metas diminuiu para 20 pontos base em 2017, em comparação a uma média de 30 a 40 pontos base por ano desde 2013.

“Embora exceder o limiar de 10% é um momento seminal, o crescimento constante das alocações ao setor imobiliário que o setor experimentou ao longo dos anos parece pronto para desacelerar no curto prazo. Isso se deve principalmente à diminuição da confiança dos investidores, uma tendência que vimos crescer cada vez mais forte desde que começamos a conduzir o estudo. No entanto, antecipamos que as perspectivas em longo prazo para alocações de capital institucional ao setor imobiliário permanecerão positivas, dado os muitos benefícios da classe de ativos”, continuou Weill.

O relatório observa que um grande número de fatores contribuiu para um significativo declínio na confiança institucional na classe de ativos ano após ano. O "Índice de Convicção" da pesquisa, que mede a visão dos investidores institucionais do setor imobiliário como uma oportunidade de investimento da perspectiva do retorno do risco, diminuiu de 5,4 para 4,9 nos últimos 12 meses. Os investidores institucionais citaram avaliações infladas, agitação geopolítica, possíveis aumentos das taxas de juros e volatilidade dos mercados de capitais globais como motivos de preocupação.

Ao refletir o declínio da confiança dos investidores institucionais, o relatório revela que os portfólios permanecem aproximadamente 100 pontos base subinvestidos em relação às alocações de metas. Embora as estratégias de valor agregado de alto retorno continuem sendo a forte preferência para instituições, 60% dos entrevistados sinalizou um maior apetite pela dívida defensiva e estratégias de crédito privados.

No que se refere aos veículos de investimento, os fundos de capital fechado são os mais preferidos pelas instituições, seguidos de fundos de capital aberto. Além disso, 31% dos investidores institucionais relataram que os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) estão influenciando suas decisões de investimento.

A nível mundial, os portfólios institucionais de imóveis geraram um retorno anual médio de 8,6% em 2016, contra 11,0% em 2015. No entanto, os retornos dos investimentos superaram os retornos previstos em 20 pontos base e permanecem bem à frente dos índices globais de retorno para o setor imobiliário. A rentabilidade média anual de investimento de cinco anos foi de 10,4%. As instituições da região da Ásia-Pacífico alcançaram o maior retorno anual médio em 2016 em 9,3%, seguido pelas Américas em 8,7%.

Dustin Jones, diretor do Programa Baker de Bens Imóveis da Universidade de Cornell, comentou: “o Monitor de Alocações fornece um aspecto sem equivalente sobre como, onde e por que as instituições estão disponibilizando capital para o setor imobiliário. Ele demonstrou ser uma ferramenta valiosa para os investidores institucionais no desenvolvimento de estratégias de alocação de portfólio e benchmarking de retornos de pares, e para os gestores de investimentos no planejamento de negócios e desenvolvimento de produtos.”

O Monitor Institucional de Alocações de Bens Imóveis inclui pesquisas coletada de 244 investidores institucionais em 28 países, com ativos sob gestão total superiores a US$ 11,5 trilhões e investimentos de portfólio em imóveis totalizando aproximadamente US$ 1,1 trilhão.

Sobre a Hodes Weill & Associates

Hodes Weill & Associates ("Hodes Weill") é uma boutique de consultoria imobiliária com foco no setor de investimentos e gestão de fundos.* A empresa possui escritórios em Nova Iorque, Hong Kong e Londres. Fundada em 2009, a Hodes Weill fornece captações institucionais para fundos, transações, co-investimentos e contas separadas; fusões e aquisições, serviços de consultoria estratégica e de reestruturação; e análises de equidade e avaliação. Para obter mais informações, entre em contato com [email protected] ou acesse www.hodesweill.com.

*Todos os serviços de assessoria de mercado de capitais e de valores mobiliários regulados pelos E.U.A. são fornecidos pela Hodes Weill Securities, LLC, uma corretora de valores com a SEC e membro da FINRA e SIPC, e internacionalmente, por afiliados não norte americanos da Hodes Weill. Todos os serviços de consultoria de investimento são fornecidos pela HW Capital Advisors, LLC, um consultor de investimento registrado com a SEC. .

Sobre o programa Baker de Bens Imóveis da Cornell

O Programa Baker de Bens Imóveis da Universidade de Cornell é a base do mestrado em Estudos Profissionais em Bens Imóveis, um currículo abrangente de nível de pós-graduação que educa a próxima geração de líderes do setor imobiliário. Cornell também abriga o Cornell Real Estate Council (Conselho de Bens Imóveis de Cornell), uma extensa rede de mais de 1.400 líderes do setor imobiliário, bem como a anual Cornell Real Estate Conference (Conferência de Bens Imóveis de Cornell). Para obter mais informações, acesse https://baker.realestate.cornell.edu/

Contato:

ICR em nome de Hodes Weill