Comunicação assertiva é a solução para conquistar seu público-alvo

É preciso não apenas conhecer o grupo de pessoas que são seus clientes principais, como também os mecanismos para uma comunicação assertiva ou a comunicação e marketing estarão munidos de arco e flecha, porém concentrados em acertar o alvo que simplesmente não é o ideal

Data: 21/02/2018

Após o planejamento, o profissional de Digital PR deve ter em mente, em primeiro lugar, que para ser um excelente criador de conteúdo, produzindo textos que as pessoas queiram usar e compartilhar, será necessário conhecer o público-alvo. A maneira como irá se relacionar com a mídia, os eventos que serão produzidos, a comunicação corporativa, o jeito como serão escritos os textos e como será conduzido o relacionamento junto aos influenciadores, aliados na divulgação, guest posting, SEO, link building e gestão de mídias sociais: absolutamente tudo dependerá do pleno conhecimento de Target.

Neste momento, auxiliares que mostrem exatamente o que será dito podem ser de muita importância na hora de montar um plano. Por exemplo, pode-se ver uma mensuração de qual a idade do público mais atingido por campanhas virtuais, através de uma pesquisa feita pelo IBGE, em 2009:

Grupos de idade

Brasil

Norte

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

Total

41,7

34,3

30,2

48,1

45,9

47,2

10 a 14 anos

58,8

39,9

41,8

71,1

70,2

70,3

15 a 17 anos

71,1

60,0

55,1

82,1

80,6

79,5

18 ou 19 anos

68,7

59,0

53,6

78,3

75,6

75,2

20 a 24 anos

61,8

51,4

47,3

71,8

67,5

68,3

25 a 29 anos

53,7

42,2

37,5

64,0

60,8

58,6

30 a 39 anos

42,1

31,0

27,8

50,5

48,5

46,0

40 a 49 anos

32,7

22,5

19,6

39,7

37,0

34,7

50 anos ou mais

15,2

9,5

8,3

18,8

16,7

16,2

Como saber então, se o  público é de fato o alvo buscado? Isto é, o público que está sendo atingido com as suas ações, de fato, é aquele que se precisa atingir? Como ajustar a mira e acertar o alvo certo?

1) Qual é o “nome” do público-alvo?

Em um primeiro contato entre duas ou mais pessoas, seja formal ou informal e em qualquer lugar, é de regra que após um cumprimento amistoso, invariavelmente surja de um dos lados a clássica pergunta: “qual é o seu nome”?

Seja para pessoas, coisas, animais ou geografias, os nomes exercem fundamental importância tanto para reconhecimento quanto para individuação. Quando um indivíduo deseja falar com um outro indivíduo, precisa chamar por determinado nome; está claro que, se chamar por outro nome, este indivíduo não responderá, tendo em vista que este nome não corresponde com a sua individuação, com aquilo que ele tem de particular, de único. Do mesmo modo, se um turista escolhe viajar para o Rio de Janeiro, por exemplo, mas segue as orientações de embarque para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, irá desembarcar na cidade errada, conhecendo assim o grande erro cometido por não conhecer a cidade destino. Ou ainda, se alguém, precisando comer, pedir água, não irá matar a fome. Com estes exemplos elementares, podemos reconhecer a relevância que os nomes têm para todos os fins, sobretudo para o relacionamento, para a comunicação.

Dessa mesma forma, para iniciar um relacionamento harmonioso e duradouro com o público-alvo, é necessário saber quem ele é. Qual é o “seu nome”: suas características, seus traços dominantes, linguagens, hábitos e etc. Para tanto, é necessário investir em pesquisa.

2) Como conduzir a comunicação empresa-público alvo?

Após o primeiro contato entre duas ou mais pessoas, é natural que diferentes caminhos conduzam a uma conversa. A pessoa que decide iniciar o diálogo, em geral se torna a “pessoa dominante”, que conduzirá o bate-papo com perguntas, entre outros recursos, e que uma vez bem empreendidos garantirão o sucesso da conversação.

Se isto, de um lado é natural em uma relação indivíduo-indivíduo, também acontece no relacionamento empresa-Target. Por isso mesmo, é que uma vez identificado o Prospect, será fundamental para o sucesso da empresa saber iniciar e conduzir toda a comunicação.

3) O público-alvo sabe com quem está falando?

Tão necessário quanto conhecer o Target, também é necessário se fazer conhecer. Por meio de todas as estratégias de comunicação, é necessário revelar ao seu Prospect qual a missão, objetivo e valores de uma empresa. Com bastante trabalho, como em qualquer comunicação interpessoal, será possível atrair não só a atenção, como também a estima do público-alvo, que reconhecerá uma série de afinidades entre si e a empresa.

4) O público-alvo sabe onde encontrar uma empresa?

Após a sondagem do Target, e uma vez decidido a conduzir todo o diálogo, é a vez de trabalhar o Marketing Pessoal. Como em qualquer relação, o passo seguinte ao primeiro encontro é a “troca de contatos”. Do mesmo modo, deverá ser facilitado o acesso do Prospect à empresa, assim como as suas coisas mais valiosas.

É possível facilitar este acesso por meio do mundo digital.

Uma vez conhecido o público-alvo, será necessário estratégia para mirar e acertar corretamente no centro. Isso porque, assim como nas relações interpessoais é importante que, após o conhecimento, a conversa seja direcionada de maneira acertiva. Ativar e conquistar a confiança, na comunicação empresa-Target, são fundamentais para o sucesso.

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