Water Business Day discute conexão entre água e indústria no Brasil

Evento organizado pela CNI, CEBDS e Rede Brasil do Pacto Global fez parte da agenda extraoficial do Fórum Mundial da Água, que aconteceu entre os dias 18 e 23 de março; veja vídeo

Nosso objetivo foi mostrar que a indústria também é parte da solução para a questão da água”, disse Marcos Guerra, do Coema

Local: Brasília, DF

Data: 29/03/2018

BRASÍLIA - A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e com a Rede Brasil do Pacto Global realizou, em 18 de março, em Brasília, o Water Business Day. O evento foi uma iniciativa do setor empresarial em preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu entre 18 e 23 de março, em Brasília.

"Nosso objetivo, com o evento, é consolidar a agenda de negócios na discussão da segurança hídrica e mostrar que [a indústria] também é parte da solução para a questão da água", disse Marcos Guerra, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI (Coema) na abertura do evento. "Partilhar água, conhecimento e experiências é fundamental para reduzir vulnerabilidades e gerenciar riscos [nesse setor]", afirmou.

Indústrias do Rio de Janeiro terão de tratar e reutilizar água

Pesquisadores brasileiros criam reator para purificação de efluentes industriais

Água de reúso para a indústria aumenta oferta de água potável para a população

"Precisamos criar consciência, awareness, sobre o tema água", disse o secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global Carlo Pereira. Ele lembrou de uma pesquisa conduzida pela rede do Pacto Global que mostra que o ODS 6 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que trata da garantia da água e do saneamento para todos) ainda está entre os ODS que recebem menos atenção das empresas. "Mas temos muitas formas de reverter a situação e os bons exemplos estão aí - e vamos explora alguns deles hoje", disse Pereira.

***O Water Business Day***

Em sua primeira edição, o Water Business Day foi concebido com a ambição de entrar para agenda extraoficial deste e dos próximos Fóruns Mundiais da Água. O evento trata de abordagens e soluções para garantir e compartilhar a água no setor industrial. Lideranças empresariais, associações setoriais, federações de indústria e organismos internacionais estavam presentes e participaram de uma agenda de debates e workshops com os temas "Casos de economia circular par a água", "Riscos associados à água: métricas, monitoramento e reporting", e "Gestão responsável da água para o alcance dos ODS e criação de valor compartilhado".

O resultado do evento foi apresentado em uma sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água, quando o setor empresarial convidou representantes da academia, governos, organizações multilaterais e organizações da sociedade para debater suas mensagens.

Website: https://www.juntospelaagua.com.br/2018/03/18/water-business-day-discute-relacao-entre-agua-e-industria-no-brasil/