Interesse pela construção de casas e sobrados continua em alta após um ano de pandemia

Especialistas falam sobre os fatores financeiros favoráveis ao investimento e sobre os anseios de quem deseja construir.

“Morar em uma casa ampla, com ambientes bem divididos, com sacadas, terraço ou uma área externa é o desejo de muitos clientes”.

Local: Curitiba - PR

Data: 25/06/2021

Com pouco mais de um ano de pandemia, ainda é possível perceber as mudanças causadas no mercado imobiliário em relação aos anseios de quem busca um novo lugar para viver e o que se torna um diferencial na tomada de decisão. Seja para morar ou para investir, as novas necessidades dos clientes têm mexido com a rotina do setor.

O gerente de negócios da Claassen Arquitetura e Construção, Fernando Campos, comenta que a qualidade se tornou prioridade, uma vez que a sociedade ainda está passando por um período de restrições. "Morar em uma casa ampla, com ambientes bem divididos, com sacadas, terraço ou uma área externa é o desejo de muitos clientes".

Fernando Campos avalia que junto a isso, as taxas de juros que ainda estão em níveis abaixo de como estavam antes da pandemia e a facilidade de aprovação de financiamentos contribuíram para que o interesse de fazer um investimento se voltasse para oportunidade de construir uma casa, ou sobrado, com tudo que o morador julga necessário para unir lazer, trabalho e conforto no seu lar.

Mercado favorável

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), entre janeiro e maio de deste ano, 127,55 mil imóveis foram financiados, entre aquisições e construções, representando um aumento de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

É crescente também a migração de apartamentos para casas e sobrados, em virtude das possibilidades que esses imóveis proporcionam, como um cômodo exclusivo para home office e mais espaço para as crianças. A arquiteta Cristina Campos enumera diversas características que somente projetos arquitetônicos de casas e sobrados podem trazer. "Separar o ambiente corporativo do familiar e caseiro, um lugar diferenciado para receber e ter uma área externa para tomar sol e se sentir ao livre", cita.

Sobre a criação de projetos e as tendências para os ambientes das residências, Cristina Campos diz que é fundamental entender o que cada cliente precisa dentro do seu cotidiano para buscar as melhores soluções. Porém, é perceptível a preferência por áreas sociais integradas, áreas íntimas funcionais e espaços que se conectem à natureza, "especialmente em virtude deste cenário em que ainda vivemos, onde as pessoas buscam e valorizam os ambientes externos dos seus lares", afirma.



Website: http://www.claassen.com.br

Website: http://www.claassen.com.br