Engenharia de ponta e tecnologia na fachada de edifícios corporativos

Engenheiro da Embraplan explica a importância de investir em inovação

Local: Brasil

Data: 31/07/2014

A fachada de um edifício corporativo é o cartão de visita das empresas, consultórios, escritórios e para concebê-la é preciso levar em conta dois aspectos. O primeiro é a arquitetura, que dará forma, característica, tendência e beleza, concebendo o bem estar e conforto aos seus usuários, o segundo é a tecnologia que você irá empregar nos elementos estruturais e arquitetônicos, que impactará diretamente na vida útil, segurança, sustentabilidade e qualidade final do empreendimento, bem como impactos na entorno (vizinhança) decorrente de sua utilização e funcionabilidade. “Foi levando em conta esses aspectos que projetamos o Splendor Office”, comenta Paulo Frias, engenheiro da Embraplan Engenharia.

Ele explica que a fachada do Splendor é feita 100% de vidros refletivos laminados, de alta performance, e revestimento ACM (AluminumComposite Material). “Essa fachada traz um conforto termo/acústico proporcionado pelo ACM e uma performace positiva quanto a gestão de energia, com grande economia, decorrente da alta porcentagem de abertura de fachada (85%), criando um ambiente de trabalho mais saudável e agradável ao permitir maior entrada de luz natural no ambiente”, afirma Frias.

Entrando em detalhes, o engenheiro conta que o vidro refletivo laminado utilizado é composto por duas ou mais lâminas de vidro unidas por uma forte película de intercalamento de PVB (polivinil butiral), que acontece por meio do calor e da pressão. Essa tecnologia permite que o vidro laminado não se estilhace em caso de quebra, ou seja, quando quebrado, os estilhaços ficam presos nesta camada intermediária. Esta característica produz efeito de uma "teia de aranha", que é quando o impacto não é totalmente suficiente para furar o vidro, uma vez que o PVB retém os fragmentos do material vítreo, mantendo o vão fechado. Além disso, esses produtos são concebidos para oferecer proteção contra desastres naturais e ameaças humanas. A aplicação de PVB ao vidro laminado garante retenção de 98, 9% dos raios UV e uma excelente barreira sonora, sendo perfeito para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho ou residencial, onde a concentração ou o repouso são exigidos", comenta.]

Frias explica que o vidro escolhido, que é o OG43 (onClear e on Green) e tem FS (fator solar) de 0,34 e 0,35 respectivamente, ou seja, apenas 34% a 35% do fator solar é transmitido para dentro do ambiente, com perda de apenas 19% de luminosidade, lembrando que 1% do raios UV, são transmitidos para ambientes internos. "Esta combinação incide diretamente no menor custo para resfriamento do ambiente e redução de dispositivos de iluminação artificial durante dia".

Outro elemento essencial na fachada do Splendor é o alumínio. “Além do ganho estético, o alumínio gera economia no custo e tempo de manutenção, já que uma fachada pintada ou com elementos porosos requer uma lavagem a cada ano a cada dois anos. Já a fachada com alumínio/vidro necessita apenas de uma lavagem. "No caso do Splendor temos um reservatório de reutilização de água de chuva, no qual fica armazenada a água da chuva captada. E é essa água que será utilizada para a limpeza da fachada, sempre em meses de chuvas", explica.

Já o segundo aspecto é o arquitetônico. Para o engenheiro da Embraplan Engenharia toda fachada tem que ter um ar de modernidade combinado com a tecnologia, mesmo que a inspiração seja o estilo contemporâneo. “Até podemos projetar uma fachada tendo como inspiração o estilo clássico ou colonial, mas a aplicação de engenharia tecnológica é “sinequa non” a construção do edifício, que tem uma vida útil de pelo menos 50 anos, pois é isso que as pessoas estão buscando, especialmente em prédios corporativos”, explica.

Frias ressalta que a fachada é um elemento importantíssimo na concepção do projeto de um edifício comercial, mas que outros elementos também são essenciais, como: segurança, eficiência energética, estrutura interna. “Antes de conceber um projeto é preciso levar em conta todo o conjunto necessário para promover um ambiente sadio e bem estar para que as empresas possam receber bem seus clientes com total conforto”, finaliza.

Website: http://www.embraplan.com.br