Aprenda com os erros para vencer no empreendedorismo

Uma história sobre erros e sucesso no empreendedorismo

“Acredito que uma das melhores decisões da minha vida foi não insistir em negócios que não davam lucro e focar naquilo que eu realmente gostava de fazer”

Local: Brasil

Data: 22/07/2014

Por não ter parâmetros exatos, o empreendedorismo precisa ser entendido como algo para ser vivenciado na prática. Donos de startups e pequenas empresas devem compreender que nem sempre o sucesso de um investimento está atrelado ao planejamento. Para superar situações difíceis, é preciso estar atento aos erros para aprender com eles e vencer.

O paranaense Giovanni Gobi Barbosa faz parte do grupo de empresários que teve que se reinventar e mudar o rumo para alcançar o sucesso. Com 17 anos de vivências no ramo de desenvolvimento de softwares e tecnologia, ele fracassou duas vezes antes de conhecer o êxito. “Acredito que uma das melhores decisões da minha vida foi não insistir em negócios que não davam lucro e focar naquilo que eu realmente gostava de fazer”, comentou.

Em 2005, Gobi passou por seu primeiro revés: pouco mais de um ano após assumir uma empresa na área de educação, viu o empreendimento fracassar por problemas financeiros. Outra escola agora ramo de informática que estava passando por dificuldades financeiras foi adquirida em 2010. “Foi loucura, confesso, assumir um negócio que estava quebrando, mas para mim era não apenas um negócio, significava um desafio”, argumentou. Dois anos após o início da empreitada, ele foi surpreendido com outro dissabor e teve que encerrar as atividades.

Com coragem e paciência, Gobi compreendeu que era essencial aprender rapidamente com os erros . Hoje, responsável por um negócio que têm 10 anos de mercado no ramo de tecnologia e publicidade online e conta com 384 franquias em todo o Brasil, ele afirma, com orgulho, que seu tipo sanguíneo é “empreendedor”.