Clínica Sintropia lança Programa Mente Leve Corpo Leve

Programa trabalha a perda de peso através da mudança comportamental

Local: São Paulo

Data: 30/10/2014

A Clínica Sintropia, centro de saúde mental ambulatorial, desenvolveu um novo programa personalizado com duração média de 3 meses, o Mente Leve Corpo Leve, voltado para pessoas que buscam a perda de peso por meio de mudanças comportamentais.

O Programa é um conjunto de ações de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionista, coach, psiquiatras e endocrinologista que tem por objetivo priorizar o tratamento da mente na busca pela perda de peso, reeducação alimentar e manutenção de uma vida saudável.

“A experiência profissional nos indica que o maior desafio para manter o emagrecimento é a motivação. Diante do cenário da patologia, resolvemos desenvolver um programa 360 graus, ou seja, que abrange o fisiológico do paciente através da alimentação e consulta com endocrinologista, e o emocional, uma vez que alterações de peso também estão relacionadas com questões de fundo emocional”, afirma Sidneia Freitas, psicóloga e sócia da Clínica Sintropia.

De acordo com dados do IBGE, metade da população acima dos 20 anos sofre com excesso de peso, já a obesidade está presente em aproximadamente 15% deste público. Se as taxas continuarem crescentes, em 10 anos estima-se que dois terços da população estarão acima do peso.

Estrutura do Programa:

O Mente Leve Corpo Leve possui uma duração de aproximadamente três meses, com etapas de avaliações com todos os profissionais.

No início do Programa, o paciente passará por uma consulta psicológica em que será avaliada a necessidade de atendimento psiquiátrico, com os médicos da clínica.

As sessões de psicologia são realizadas semanalmente com o objetivo de identificar e mudar comportamentos e pensamentos que não correspondem ao processo de emagrecimento. A coach é responsável por estimular a motivação e controle emocional do paciente.

A avaliação psiquiátrica visa identificar possíveis

diagnósticos de transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e compulsões.

No lado fisiológico, a nutricionista é responsável por montar um plano alimentar e acompanhar semanalmente o paciente, já o endocrinologista faz avaliação da saúde física com solicitação de exames e diagnóstico de doenças clínicas.

O Mente Leve Corpo Leve está em busca de desenvolver no paciente a motivação, autoconhecimento, comprometimento, flexibilidade e mudanças.

“Grande parte das pessoas que está acima do peso reconhece inúmeras tentativas de emagrecimento que foram efetivas por um curto período de tempo, pois não possibilitaram a manutenção dos resultados. O nosso principal objetivo é acabar com o ‘efeito sanfona’ e possibilitar ao paciente uma forma efetiva e saudável de perder peso, sem milagres e com muito esforço”, completa a psicóloga.

Para conhecer mais sobre o programa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BksQ8osuLs0

Sobre a Clínica Sintropia:

Fundado em 2013, o centro de saúde mental ambulatorial é referência na Zona Norte de São Paulo, uma vez que possibilita aos pacientes atendimentos integrados e multiprofissionais, uma vez que a equipe da Clínica é composta por diferentes especialidades, sendo elas: psiquiatria, psicologia, nutrição, coach, terapia ocupacional e educação física. Para mais informações, acesse: www.clinicasintropia.com.br

Website: http://www.clinicasintropia.com.br