Kickante lança Clube de Contribuições para o Financiamento Coletivo

Plataforma traz tendência de contribuições regulares para o financiamento coletivo no Brasil

Local: São Paulo, SP

Data: 19/11/2014

A Kickante, que acaba de completar um ano de atuação no Brasil, com mais de 600 campanhas lançadas e mais de 2,8 milhões em colaborações captadas, traz mais uma inovação para o financiamento coletivo no país. São os Clubes de Contribuições Mensais , uma proposta para potencializar os bancos de dados de colaboradores de campanhas de crowdfunding e formar comunidades virtuais, com participantes colaborando de forma regular com causas e iniciativas que apoiem. A proposta, uma tendência observada nos Estados Unidos, beneficia projetos que necessitem de apoio regular, a médio e longo prazo, principalmente iniciativas de terceiro setor. Mas, pode ser adaptada com sucesso para iniciativas esportivas ou culturais. A ideia dos Clubes de Contribuição é simples - após uma campanha de crowdfunding bem sucedida, potencializar o banco de dados e relação de contatos obtidos na campanha por intermédio de estratégias de marketing digital para fomentar entre os colaboradores doações regulares para os projetos. Inspirada no conceito de grupos e comunidades das redes sociais, os Clubes de Contribuição buscam criar um canal de comunicação permanente, favorecer a troca de ideias e experiências e aproximar instituições e organizadores de seu publico alvo.

Entre as diversas instituições que já iniciaram seus Clubes de Contribuição pela Kickante, várias podem ser citadas, com destaque para projetos como Instituto João Bombeirinho, entidade sem fins lucrativos que promove campanhas de registro para doadores de Medula Óssea, a Care Brasil, que integra a Care Internacional, conjunto de organizações que atua em 80 países com a missão de combater a pobreza por meio do incentivo a educação, agricultura familiar e empreendedorismo para inclusão sustentável, o Onçafari, com o objetivo fortalecer o turismo de avistamento e incentivar a preservação da onça pintada e o Instituto Phoenix, com o objetivo de manter uma equipe feminina de basquete em cadeira de rodas em Brasília. Há também projetos culturais, como a Família a Bordo, uma trupe artística familiar que há quatro anos viaja por cidades carentes de iniciativas culturais, levando ações de incentivo à leitura e música para esses municípios.

O processo de criação dos clubes é simples - após definição do planejamento de marketing, com assessoria sobre o tema e recompensas e contrapartidas oferecidas, cria-se um perfil customizado, aonde o organizador pode sugerir até cinco valores de contribuição mensal, com uma descrição para cada um deles. "A descrição deve incentivar o contribuidor a participar, esclarecendo como as contribuições irão ajudar uma causa ou instituição. É fundamental que organizadores se dediquem a expor, a contar sua história para as pessoas. O importante é que a divulgação seja interessante, que envolva e aproxime as pessoas na sua história, no seu sonho. O resultado depende muito disso, e os clubes são mais uma estratégia para criar vínculo entre causas e seus apoiadores" garante Candice Pascoal, Ceo da kickante. Especialista no segmento de arrecadação de fundos, Candice esteve à frente de projetos de captação de recursos na Europa, Ásia e Américas, trabalhando para organizações como Cruz Vermelha, Anistia Internacional e Médicos sem Fronteiras, entre outras. Para a área esportiva ou cultural, o marketing está principalmente na criação de recompensas diferenciadas, de cópias eletrônicas exclusivas, material distribuído antes do acesso ao público geral, entre outras possibilidades. Por intermédio de um escalonamento de contrapartidas e brindes originais, a proposta é mobilizar fãs de forma consistente. Para todos os segmentos, envio de newsletters com novidades mensais, video-conferencias coletivas, além de chats e blogs, que promovem a interatividade entre as partes. "A palavra chave para o financiamento coletivo é a divulgação", garante Candice.

Uma vez lançada a campanha, e tendo um clube de contribuições, a plataforma Kickante fará a conexão e o convite para angariar membros ao clube. A parte administrativa, do gerenciamento das paginas digitais às contribuições é feita pela Kickante. Os clubes contam com a divulgação semanal, além do gerenciamento do Google Grants. Como os demais projetos de financiamento coletivo da Kickante, o custo da iniciativa é zero, sendo cobradas taxas apenas sobre as contribuições efetivamente recebidas. E tudo com o objetivo de converter o contribuidor de campanhas de crowdfunding em um colaborador mensal, estreitando vínculos e aumentando a taxa de conversão entre contribuições únicas e contribuições regulares, a partir da mobilização da base de colaboradores.

Inovações_ Trazendo para o mercado brasileiro estrutura e diferenciais comparáveis apenas as gigantes internacionais como Indiegogo e Kickstarter, a plataforma Kickante está levando a marca do crowdfunding brasileiro para fora do país, renderam interesse de empresas estrangeiras, com contratos de expansão assegurados para a China, Europa e Estados Unidos. É a primeira e única plataforma no Brasil a trabalhar com campanhas flexíveis, ideal para projetos que não possuem um valor mínimo e podem ser beneficiados a partir de qualquer valor arrecadado. É a única no Brasil a possuir um link exclusivo no Youtube, onde um colaborador pode avaliar se um projeto merece seu apoio e em apenas um click ser direcionado para a plataforma da campanha. Além de permitir o lançamento de campanhas de forma rápida, desburocratizada e democrática, a Kickante proporciona ainda a possibilidade de colaboradores parcelarem as doações, e organizadores receberem os recursos para seus projetos à vista. "Fizemos uma pesquisa com mais de mil organizadores ao redor do mundo, e essa foi uma das necessidades que encontramos. Esse é outro diferencial que introduzimos no mercado, somos os únicos no mundo", assegura Candice.

Links de campanhas:

http://www.kickante.com.br/campanhas/contribuicao-mensal/care-brasil

http://www.kickante.com.br/campanhas/contribuicao-mensal/intituto-joao-bombeirinho

http://www.kickante.com.br/campanhas/contribuicao-mensal/ana-maria-saad

http://www.kickante.com.br/campanhas/contribuicao-mensal/projeto-oncafari

http://www.kickante.com.br/usuarios/186156/instituto-phoenix

http://www.kickante.com.br/campanhas/contribuicao-mensal/familia-bordo

http://www.kickante.com.br/campanhas/contribuicao-mensal/moinho-cultural

Informações para Imprensa:

Patrícia Rabello

(11) 98196-9290

[email protected]

www.patriciarabello.com.br

rabello.kickante.com.br

Patty Gifford

(11) 98223-1315

[email protected]

Telma Egle

(11) 98374-2594

[email protected]



Website: http://www.kickante.com.br/

Website: http://www.kickante.com.br/