Cursos a distância da Unisa são ótimos meios de interação para a terceira idade

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, é grande o número de pessoas que envelhecem e buscam uma maior qualidade de vida, podendo resgatar valores passados, tais como projetos, comportamentos, desejos e necessidades

“Atingir o maior número de pessoas possível, com ensino de qualidade, oferecendo condições como flexibilidade para estudar, conteúdo na internet, valores das mensalidades mais acessíveis, São alguns dos benefícios".afirma Eduardo Penterich.

Local: São Paulo, SP

Data: 17/10/2014

A educação a distancia tem significativa importância no contexto educacional brasileiro, sendo uma das apostas do Ministério da Educação para democratizar o acesso ao ensino superior. “Atingir o maior número de pessoas possível, com ensino de qualidade, oferecendo condições como flexibilidade para estudar, conteúdo na internet, valores das mensalidades mais acessíveis, polos de apoio presencial perto da residência ou local de trabalho, são alguns dos benefícios dessa modalidade de graduação.”, afirma Eduardo Penterich, diretor e mantenedor de polos da Unisa - Universidade de Santo Amaro, dentre eles São Bernardo do Campo e Diadema, especializada em ensino a distância.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, é grande o número de pessoas que envelhecem e buscam qualidade de vida e resgatam valores passados, tais como projetos, comportamentos, desejos e necessidades. Nesse contexto, o ensino a distância (EAD) torna-se um poderoso aliado para a terceira idade. “Cria novas possibilidades e objetivos de vida, pois estimula o pensamento através de leituras, interpretação e resolução de problemas, além de incentivar a utilização dos novos meios tecnológicos”, comenta Penterich.

O número de alunos da terceira idade ainda é pequeno quando o assunto é educação a distância. Um dos entraves para o acesso da terceira idade à universidade é a tecnologia, mas este cenário está em transição. É cada vez mais comum hoje em dia pessoas com 50 anos ou mais usarem celulares e computadores com destreza, para pesquisas, salas de bate-papo, redes sociais, entre outros. Estudo do IBGE (de 2013) aponta que brasileiros a partir de 50 anos de idade tiveram maior crescimento no acesso à web desde 2005, com aumento que chega a 222,3% no período de seis anos – um incremento de aproximadamente 5,6 milhões de pessoas. Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para as pessoas da terceira idade e para os que querem estudar seja para aprimoramento profissional ou mesmo para preencher o tempo com conhecimento, os pólos UNISA de São Bernardo e Diadema oferecem cursos de Graduação nas áreas Administração, Ciência Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Gestão Financeira e Gestão de Qualidade, História, Logística, Pedagogia, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Serviço Social, por exemplo. Também podem ser feitos a distância, os cursos de Pós-graduação, nas áreas MBA em Gestão de Pessoas, MBA Gestão de Finanças Empresariais, MBA de Gestão Estratégica de Marketing e Vendas.