Construção em wood frame da Kürten é apresentada em curso da UTFPr

Palestra fez parte das atividades do Curso de Especialização em Construções Sustentáveis

Local: Curitiba-PR

Data: 31/10/2014

O sistema wood frame, tecnologia alemã empregada pela Construtora Kürten, foi tema de palestra ministrada pelo empresário Waldemir Kürten para alunos do Curso de Especialização em Construções Sustentáveis, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPr, no último sábado (25), na sede Ecoville do Câmpus Curitiba. A iniciativa fez parte das atividades que integram o conteúdo da disciplina "Uso da Madeira na Construção Civil".

O empresário Kürten foi pioneiro na utilização do wood frame nas construções de moradias no Paraná. Em sua palestra, após falar sobre a história e a tradição da família em construção civil, Kürten destacou a tecnologia wood frame e os benefícios gerados pelo sistema. "O método está de acordo com as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, que contém instrumentos importantes para o manejo adequado dos resíduos sólidos, principalmente os produzidos pela construção civil", disse Kürten.

Kürten explicou aos alunos do curso que, se comparado às construções tradicionais, o sistema de wood frame é mais sustentável porque reduz a emissão de CO2 na atmosfera pelo uso de madeira de reflorestamento (pinus), matéria-prima renovável, e a geração de desperdício de materiais, sendo que os resíduos podem ser reutilizados na própria fábrica para produzir energia. Os sistemas de isolamento térmico adotados nesse modelo asseguram um menor consumo de energia com aquecedores, e os projetos podem incluir sistema de captação de água de chuva para reaproveitamento. "O resultado é uma obra seca e limpa", garantiu Kürten.

De acordo com a professora da UTFPr, Christine Laroca, arquiteta e doutora em engenharia florestal, o método construtivo wood frame tem sido opção no enfrentamento dos problemas ambientais gerados pelo uso de recursos naturais. "Além das vantagens ao meio ambiente, a tecnologia apresenta benefícios econômicos e sociais", colocou. Para a professora, a tendência é a redução do uso de tijolos na construção civil. "Sendo assim, precisamos educar nossos futuros arquitetos e engenheiros em relação a outras formas de construções sustentáveis". Christine ainda destacou que existe uma grande resistência do brasileiro ao wood frame. "E também ninguém tratava desse assunto nas faculdades, agora as novas tecnologias estão ganhando corpo no conteúdo curricular".

Grupo Kürten

Rua Francisco Derosso, 200 - Xaxim - Curitiba - PR -

(41) 3018-1415 - www.casaskurten.com.br