Obras de Raimundo Rodriguez viram objeto de estudo em mestrado e doutorado

As obras produzidas pelo artista plástico Raimundo Rodriguez são, há muitos anos, objeto das pesquisas acadêmicas de Renata Gesomino. Ela é graduada em Artes Plásticas - Pintura, pela EBA-UFRJ, e possui mestrado e doutorado na linha de pesquisa de história e crítica da arte, pelo PPGAV-UFRJ.

Minha tese de doutorado aborda um conjunto de relações que tangenciam o campo da arte e da política pautadas numa investigação da identidade territorial na pós-modernidade, compreendida na relação dialética entre o binômio centro-periferia.

Local: Rio de Janeiro - RJ

Data: 11/11/2014

As obras produzidas pelo artista plástico Raimundo Rodriguez são, há muitos anos, objeto das pesquisas acadêmicas de Renata Gesomino. Ela é graduada em Artes Plásticas - Pintura, pela EBA-UFRJ, e possui mestrado e doutorado na linha de pesquisa de história e crítica da arte, pelo PPGAV-UFRJ.

Renata conheceu o trabalho de Raimundo na década de 1980 - época em que ele iniciou seu processo de inserção no campo artístico através da pintura figurativa caminhando para a abstração. "Latifúndios", "Jardim das Delícias" e "Mar das Ilusões" - que estiveram em exposição, durante setembro e outubro de 2014, no MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, estão entre as obras analisadas pela pesquisadora.

Em dissertação de mestrado Renata teve como objeto de estudo o conceito e a imagem produzidos pelo coletivo Imaginário Periférico. Raimundo Rodriguez é um dos fundadores desse grupo que atua na pesquisa artística no contexto sociocultural contemporâneo. O estudo contempla obras dos seis membros formadores do coletivo. Já na tese de doutorado, o objeto de estudo de Renata é a investigação da identidade territorial constituída no binômio centro-periferia, tendo como exemplos as obras de Raimundo Rodriguez e de Ronald Duarte, além de muitos outros artistas a partir da década de 1960 do século XX.

"Minha tese de doutorado aborda um conjunto de relações que tangenciam o campo da arte e da política pautadas numa investigação da identidade territorial na pós-modernidade, compreendida na relação dialética entre o binômio centro-periferia. A tese investiga diversas obras e artistas de acordo com determinado corte cronológico e se concentra num estudo de caso das obras do Raimundo Rodriguez e do Ronald Duarte a partir de suas relações poéticas e afetivas com o espaço circundante", explica Renata.

Atualmente ela é professora contratada de três instituições: EBA-UFRJ, Instituto de artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na pós-graduação em história da arte da Universidade Cândido Mendes ministrando as disciplinas de história, teoria e critica da arte. Paralelamente exerce atividades como crítica de arte e curadora independente.

Sobre Raimundo Rodriguez

Nascido no Ceará, em 1963, desde 1969 mora no Rio de Janeiro. Fundador do Imaginário Periférico, possuiu duas galerias físicas no Rio (o Espaço Imaginário e a Caza Arte Contemporânea) e agora segue com o projeto Caza Intinerante – que constitui parcerias com outros artistas e galerias e tem como carro-chefe o jornal Página da Caza especializado no segmento. Responsável artístico e curador da galeria Café Baroni, localizada no edifício Bolsa do Rio (na Praça XV). Raimundo Rodriguez é representando pela Sergio Gonçalves Galeria de Arte (http://www.sergiogoncalvesgaleria.com) pela qual participou das três ultimas edições da SP-Arte e também da Feira Pinta, de Nova York, sempre com grande destaque.

Para saber mais sobre o artista e sua obra acesse: http://raimundorodriguez.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/rraimundorodriguez



Website: http://raimundorodriguez.blogspot.com.br

Website: http://raimundorodriguez.blogspot.com.br