Nova tecnologia amplia acessibilidade para pessoas com perda auditiva

São Paulo, SP 25/11/2020 – Maior liberdade para quem tem perda auditiva e quebra as barreiras de comunicação, até mesmo nos ambientes mais desafiadores.

O uso dos aparelhos auditivos ou do sistema de implantes cocleares facilita o acesso à fala, mas em alguns ambientes a dificuldade pode permanecer e por isso, é importante o uso da tecnologia assistiva e também seus cuidados de higienização, especialmente nesse momento de pandemia.

A perda auditiva causa uma dificuldade para entender o que as pessoas falam e cria barreiras na comunicação, o que afeta tanto quem tem a deficiência, como também todas as pessoas do convívio diário. De acordo com a OMS, 466 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva com marcas de invalidez.¹ Segundo o Instituto Locomotiva divulgou que 10,7 milhões de brasileiros possuem algum grau de perda auditiva e, consequentemente, enfrentam essas barreiras na comunicação com outras pessoas.² Esforço, aumento do cansaço e níveis de stress e até consequências nas funções cognitivas são aspectos decorrentes da privação da audição. O uso dos aparelhos auditivos ou do sistema de implantes cocleares para os casos mais graves facilita o acesso à fala, mas em alguns ambientes a dificuldade pode permanecer. E é ai que entra o papel da tecnologia assistiva.

O último lançamento em tecnologia auditiva se chama Roger Select. Ele é um dispositivo pequeno e tudo em um, que funciona como um microfone a mais para pessoas com perda auditiva que permite acesso total à fala para pessoas no ambiente de trabalho, escola e nas situações sociais em que ouvir no ruído ou à distância é um desafio constante. Pode ser utilizado por usuários de diferentes marcas de aparelhos auditivos e/ou implante coclear para garantia do acesso total à fala sem esforço, o que garante a autonomia na comunicação, pois permite ouvir e se comunicar até mesmo nos ambientes que são mais desafiadores, ou seja, mesmo que haja muito barulho atrapalhando a conversa ou que a pessoa esteja longe.

O Roger Select apresenta seis microfones com uma inteligência artificial que possibilita seu ajuste total ao ambiente onde a comunicação acontece e o direcionamento do foco para a fala predominante. Por ser totalmente touch, possibilita também que o seu usuário possa escolher quem deseja ouvir, mesmo que não seja quem está falando mais alto. Isso fornece maior liberdade para quem tem perda auditiva e quebra as barreiras de comunicação, até mesmo nos ambientes mais desafiadores.

A Phonak é uma empresa suíça que pesquisa e desenvolve há mais de 70 anos produtos dedicados a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva. É líder no Brasil e no mundo em inovações na área da audição, desenvolve soluções de ponta para a pessoa com deficiência auditiva. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo há mais de 70 anos é fiel a sua missão: desenvolver soluções auditivas pioneiras que mudam a vida das pessoas e permitem seu sucesso social e emocional.

“Juntos mudamos vidas!”

www.phonak.com.br
SAC 0800 701 8105

¹ ONU News. OMS alerta que perda de audição pode afetar mais de 900 milhões até 2050BR. 3 março 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1705931#:~:text=A%20ag%C3%AAncia%20da%20ONU%20estima,e%20os%20custos%20da%20sociedade.

² “Agência Brasil. País tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, diz estudo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-tem-107-milhoes-de-deficientes-auditivos-diz-estudo#:~:text=Desse%20total%2C%202%2C3%20milh%C3%B5es,foi%20antes%20dos%2050%20anos.

Website: http://www.phonak.com.br